Percorremos o Alentejo para lhe dar a conhecer as peculiares indumentárias que, no início do século passado, eram usadas na região. O que resta deste trajar pode ser visto em ranchos e museus.
Para esta edição, fomos também até Elvas e Odemira para entrevistar os presidentes das duas autarquias. Rondão Almeia e Hélder Guerreiro explicam ideias e estratégias para os seus mandatos.
E em Troia descobrimos que estão escondidos os mais valiosos vestígios romanos da salga de peixe em toda a Europa. Apenas quinze por cento do legado está a descoberto.
Mas também em Montalvão, Marco, Ervedal ou Olivença há pontes que simbolizam a história transfronteiriça destes locais.
E, no Litoral, em Santo André a abertura da lagoa ao mar fora de tempo está a colocar em risco as enguias, uma das espécies icónicas da freguesia.
Este mês a FIAPE, em Estremoz, regressa em força após dois anos de pandemia. É a maior feira agropecuária de toda a região. Fomos até lá para lhe apresentar as novidades do certame.
Na secção do desporto, falámos como o jovem José Cabeça, de Évora, que já fez história ao tornar-se o melhor esquiador português nos Jogos Olímpicos de Inverno.
E na cultura, relembramos José Duro. Nascido em Portalegre é um dos nomes incontornáveis da poesia portuguesa.
Não perca a oportunidade de conhecer mais a fundo o Alentejo.
Já nas bancas com o semanário Expresso. Semmais!