Alunos do IPS promovem formação em competências digitais para idosos

Objetivo passa por contribuir para uma maior autonomia no mundo das tecnologias da informação e diminuição do impacto do isolamento na terceira idade.

Os estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão dinamizar amanhã, dia 20 de abril, uma ação de formação que visa aumentar as competências digitais dos idosos do concelho, contribuindo para uma maior autonomia no mundo das tecnologias da informação e diminuição do impacto do isolamento na terceira idade.

A iniciativa, que decorre entre as 10h00 e as 16h00, nos laboratórios de informática da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), resulta de uma parceria com a câmara de Setúbal, ficando a cargo de estudantes da licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação.

Entre outras ferramentas preciosas na era digital, os cerca de 100 formandos inscritos vão aprender como criar uma conta de email, realizar pesquisas na internet ou comunicar por videoconferência. Serão ainda abordadas as redes sociais e as principais regras de segurança a ter em conta nas navegações pelo mundo digital, estando igualmente prevista uma sessão sobre a utilização do telemóvel.

Nesta iniciativa o IPS conta com o envolvimento do Grupo EnvelheSeres, que integra nomeadamente o projecto De Mãos Dadas, a Junta de Freguesia de S. Sebastião (Projecto MaiorIdade), o Centro Comunitário de S. Sebastião e o Centro Comunitário da União de Freguesias de Setúbal.