A atleta, portadora de surdez, estreou-se no primeiro lugar do pódio no Duatlo de Grândola que, no início de abril, colocou em competição cerca de 300 participantes. Tânia Rodrigues sagrou-se assim Campeã Nacional de Paratriatlo, na classe PTHI, concluindo os percursos em 1 hora 23 minutos e 28 segundos.
Para a desportista do AmoraSub/Associação Naval Amorense, este foi “um sonho realizado”. “Conquistar pela primeira vez a medalha de ouro foi uma sensação única”, afirma, referindo que esta vitória “significa que, mesmo tendo um ‘sentido’ a menos, pode subir ao pódio como qualquer atleta e mostrar ao mundo que somos todos diferentes e, ao mesmo tempo, todos iguais”.
Tânia Rodrigues é portadora de surdez profunda desde o período da gestação, quando foi vítima do vírus Rubéola. “Já nasci com este problema. Fui operada em criança, contudo só consegui ter uma pequena percentagem de audição, num ouvido”, conta ao Semmais a almadense de 40 anos, sublinhando que “com a ajuda da prótese consegue ouvir um pouco”.
Durante a conversa confessou que realmente existem algumas dificuldades no seu caminho, no entanto “foi obrigada a aprender a lidar com o que a vida lhe deu, e que o segredo é sempre o sorriso”: “Quando era miúda, apontava muitas vezes a minha surdez como um grande obstáculo, hoje em dia já não penso tanto assim”.
A par da profissão de enfermeira no Garcia de Orta, o desporto ocupa grande espaço na sua vida e “é algo que a faz sentir realizada”. Iniciou-se no triatlo há dois anos e, em fevereiro de 2022, no duatlo.
Sobre este campeonato, disse que não teve tanto tempo para os treinos como idealizava, daí ter ficado “surpreendida com a vitória”. Referiu ainda que “esta é uma modalidade que exige muita concentração disciplina, treinos e, claro, boa disposição. “Tenho sempre um plano do treinador para fazer, mas ultimamente não o tenho cumprido à risca, por estar numa fase de muito trabalho. Fiz esta prova a pensar positivo e a fazer tudo certinho nos percursos e, no final, fiquei surpreendida quando anunciaram o meu nome como Campeã Nacional”, conta, afirmando que o próximo desafio será um Ironman, já este ano.