Árvores autóctones são plantadas em Azeitão

O movimento cívico “Azeitão Eco-consciente” vai plantar mais de seis dezenas de árvores nativas, nos Brejos de Azeitão, no âmbito da iniciativa “Vamos Plantar Autóctones em Azeitão”.

A iniciativa “Vamos Plantar Autóctones em Azeitão”, que conta com apoio do município de Setúbal e da freguesia de Azeitão,  integra-se num conjunto de ações que visam arborizar a freguesia, com elementos nativos e torná-la cada vez mais verde, esta será a primeira de muitas ações que o movimento cívico, “Azeitão Eco-consciente”, está a dinamizar.

A atividade está agendada para este sábado, dia 30 e, segundo o movimento “está prevista a plantação de 60 árvores”, num terreno junto dos campos de ténis do Choilo Sul, nos Brejos de Azeitão. “ Em novembro recolhemos bolotas e semeamo-las dentro de pacotes de leite vazios, com o objetivo de criar raízes e rebentos. Neste momento já se encontram prontas para plantar, e é isso que vamos fazer em comunidade”.

“O que nos motivou para esta ação foi a crescente perda de biodiversidade, e simultaneamente as alterações climáticas. Para melhor entendermos, neste momento há meio milhão de espécies em risco de extinção, e destas , metade são espécies de insetos”, explica ao Semmais uma fonte da Azeitão Eco-consciente, referindo que se inspiraram no “Lifelines”, um projeto da Universidade de Évora. “A plantação de árvores autóctones é o que mais ajuda o ambiente, pelo seu comportamento ambiental adequado, em termos de proteção e recuperação da biodiversidade e dos sistemas ecológicos, aliada à sua sustentabilidade ecológica”, acrescenta.

Esta ação insere-se na estratégia municipal de qualificação do território e de combate às alterações climáticas, através do desenvolvimento de medidas de descarbonização e da procura de soluções sustentáveis e de criação de espaços verdes qualificados de proximidade.

A ação é aberta a todos e não carece de inscrição, basta aparecer na  Rua Fernando Lopes, nos Brejos de Azeitão. Tem início às 10h00 e termina às 12h00, será desempenhada por voluntários, incluído famílias que podem apadrinhar uma árvore. Para isso apenas basta irem munidas de luvas chapéus, calçado próprio e uma fita de algodão colorida ou com o nome da família.