O Sado é uma autoestrada de água que dá vida a parte importante do Alentejo, ao longo de 180 quilómetros. Milenar, esconde ainda uma grande riqueza arqueológica única. Nesta edição damos destaque a este curso de água que está a sofrer com a seca.
Fomos também até ao concelho do Crato, onde constatámos que, enquanto não arranca a Barragem do Pisão, os residentes da aldeia aguardam notícias sobre o futuro.
E, em Borba, descobrimos a história de um artesão que, depois de reformado, recriou, entre outras peças, antigas placas de xisto romanas.
Para a secção entrevistas, fomos até Estremoz para falar com o presidente da câmara que quer implementar uma nova visão estratégica para o concelho.
Depois, demos um saltinho até Elvas, a rainha da fronteira que continua a ser um íman para turistas de todo o mundo.
Na secção dos negócios damos-lhe a conhecer a Serpentina, uma espécie caprina autóctone alentejana, cujos preços, segundo os produtores, podem estagnar.
Em Milfontes, fomos conhecer os jovens atletas ucranianos fugidos da guerra que brilham ao serviço do Clube Náutico. E ainda no concelho de Odemira, mas na secção da cultura, apresentamos-lhe uma holandesa que criou um laboratório que analisa obras seculares provenientes de museus internacionais.
Não perca a oportunidade de conhecer mais a fundo o Alentejo.
Já nas bancas com o semanário Expresso. Semmais!