Do fundo das grutas para a mesa, com requinte e muita qualidade. Este é o “Vinho das Grutas Reserva”, o novo produto da Casa Ermelinda Freitas, que estagiou 60 meses a 80 metros de profundidade, nas Grutas de Mira de Aire.
No ano do 102º aniversário a Casa Ermelinda Freitas volta a surpreender, lançando no mercado o “Vinho das Grutas Reserva”. Trata-se de um tinto de 2015 que tem a particularidade de ter estado a estagiar, cinco anos, numa das galerias da Grutas de Mira de Aire.
Depois de cinco anos a 80 metros de profundidade, com uma temperatura constante de 17º e humidade de 90 por cento, o vinho, que integra as castas Castelão, Touriga Nacional, Aragonês, Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, teve o privilégio, em dia de lançamento, nas instalações do empreendimento turístico, em Mira de Aire, de contar com um depoimento gravado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, e diversas outras entidades do concelho de Porto de Mós e representantes do setor vitivinícola.
O lote de Vinho das Grutas Reserva é composto por um conjunto de 12 mil garrafas cujo conteúdo foi pensado pelo enólogo Jaime Quendera. Denso e com sabores de especiarias e fumo, tem 14,5º e passou 12 meses em pipas de carvalho francês e americano, seguindo-se depois os já referidos cinco anos numa das mais espetaculares paisagens nacionais: as Grutas de Mira de Aire.