Ações são realizadas em parceria entre a câmara de Palmela e a Associação “Brigada do Mar” no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
Dois contentores de 6m3, com pneus para o Centro de Reciclagem de Palmela, e 40m3 de materiais diversos (4 contentores de 6 m3 e duas cargas do carro de recolha de monos e verdes e mais de duas dezenas de embalagens de 20 litros com resíduos de óleo mineral). É este o balanço, positivo, que a Câmara de Palmela faz, até ao momento da “campanha de limpeza de resíduos abandonados”, realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
As ações, realizadas em parceria entre a autarquia e a Associação “Brigada do Mar”, aconteceram nos dias 19 e 27 maio em Vila Amélia e Palmela, sendo duas dinamizadas junto da comunidade escolar das EB 2,3 Hermenegildo Capelo, Escola Secundária de Pinhal Novo e Escola Secundária de Palmela.
No pontapé de saída das comemorações, no dia 19, Fernanda Pésinho, vereadora da Câmara de Palmela com o pelouro do ambiente, elogiou o envolvimento da comunidade escolar nas ações e parceira estabelecida com a Associação “Brigada do Mar”. “Este ano, começámos estas ações mais cedo, para que a comunidade educativa também pudesse participar. A vossa ação é dizer basta aos que estão a sujar o que é nosso e vosso. O caminho faz-se em parceria”, sublinhou a vereadora.
No programa das comemorações há ainda a destacar, segundo a autarquia palmelense, “4 percursos interpretativos “Á descoberta das plantas da Serra do Louro”, dirigidos à comunidade educativa e uma visita à Ribeira da Marateca, área que integra a Reserva Natural do Estuário do Sado, para observação da avifauna, com alunas/os da Escola Secundária de Palmela”.