Praia Fluvial de Monsaraz distinguida com o galardão de “Qualidade de Ouro”

Praia terá hasteada bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022 durante a época balnear, que vai decorrer de 10 de junho a 18 de setembro.

Monsaraz tem motivos para celebrar, depois de ver a sua Praia Fluvial ter sido distinguida pela primeira vez com o galardão “Qualidade de Ouro” pela Quercus. A praia junta esta bandeira, à Bandeira Azul, atribuída ininterruptamente desde 2017, altura em que a praia foi inaugurada, e a de Praia + Acessível, atribuída em 2019, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”, hasteadas durante a época balnear, este ano a decorrer entre 10 de junho a 18 de setembro.

Segundo a autarquia, para a atribuição deste mais recente galardão, a Quercus levou em conta a qualidade da água, que deve “ser excelente nas épocas balneares de 2017 a 2020” e as análises realizadas tinham de estar em “consonância com os valores definidos na Diretiva relativa às águas balneares”. Junta-se ainda o critério de “não ter acontecido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia”.

A praia tem ainda, segundo a Câmara de Monsaraz, classificação de Praia Saudável, obedecendo a normas de segurança e qualidade do ambiente, contribuindo para essa distinção o facto de, ao longo dos 150 metros de praia, haver “uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida”.

Quem se deslocar a esta praia, além das condições de segurança e de qualidade, pode ainda usufruir, de acordo com a autarquia de “dois bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos”.