Festival Músicas Mundo volta a animar Sines e Porto Covo

Evento reúne artistas de 27 países e regiões distintas, numa programação vasta e com diversos estilos de música, apresentações, atividades e workshops.

O FMM Sines – Festival de Músicas do Mundo, regressa em força, depois de dois anos de interregno provocados pelo Covid-19, apresentando um vasto programa que conta com 47 concertos de músicos dos quatro continentes.

A realizar-se entre 22 a 30 de julho em Porto Covo (de 22 a 24 de julho) e em Sines (de 25 a 30 de julho), o certame segue a sua matriz de “princípios de representatividade geográfica, estética e cultural”, apresentando uma programação com “27 países e regiões e uma grande variedade de estilos e pontos de vista”. A organização refere ainda a preocupação de “dar às artistas mulheres a visibilidade correspondente ao seu contributo real para a música à escala planetária”.

De Portugal chegam os mais variados estilos musicais, de acordo com a organização, desde o do fado ao reggae, estando previstas as apresentações de: “Club Makumba, Dulce Pontes, Fado Bicha, Paulo Bragança, Pedro Mafama, Sara Correia, Simply Rockers Sound System e The Secret Museum of Mankind.

O continente americano, segundo a organização, é o que mais contribui para o programa do certame, recebendo Ava Rocha, Bia Ferreira, Letrux, Marina Sena (do Brasil), Ana Tijoux e Pascuala Ilabaca (do Chile), Queen Ifrica (da Jamaica), Omara Portuondo e Daymé Arocena (de Cuba) e Dominique Fils-Aimé (do Quebeque).

De África chegam artistas como: o tuaregue Mdou Moctar, Maya Kamaty, (da ilha Reunião), Seun Kuti, Egypt 80 e Etuk Ubong (da Nigéria) e James BKS (francês com raízes camaronesas).  Dos países africanos de língua portuguesa chegam Aline Frazão e Pongo, de Angola, e Acácia Maior e “Re:Imaginar Monte Cara” de Cabo Verde

Chegamos à Europa, onde começamos por Espanha que apresenta: Albert Pla, Angélica Salvi, Baiuca, Maruja Limón e Niño de Elche. Do “velho continente” chegam ainda: Crystal Murray e Lucie Antunes (França), a Flat Earth Society Orchestra e a banda multinacional de sabor (dois agrupamentos sedeados na Bélgica), Steam Down (Inglaterra), Marina Satti (Grécia), o grupo Dubioza Kolektiv (Bósnia), a banda cigana Taraf de Caliu (Roménia) e a dupla franco-arménia Ladaniva e o músico circassiano Zaur Nagoy.

Lakha Khan, embaixador da música do Rajastão, na India, chega a Sines vindo do ponto mais extremo entre os artistas do certame.

A organização destaca ainda encontros intercontinentais, de que são exemplos, este ano, os projetos Batida B2B DJ Dolores (Portugal / Brasil), Guiss Guiss Bou Bess (Senegal / França) e KUTU (Etiópia / França).

Os concertos (da tarde no Castelo e todos os concertos em Porto Covo e na Avenida Vasco da Gama) são gratuitos, sendo pagos os concertos noturnos no Castelo e os concertos no auditório do Centro de Artes de Sines. Todos os restantes concertos. Os bilhetes para o Castelo estão à venda em Sines, em https://fmm.bol.pt e em lojas por todo o país.

Não só do quadro principal se faz este festival, estando planeadas outro tipo de iniciativas e de atividades.

Realiza-se um concerto especial pela Orquestra Locomotiva – Orquestra Sinfónica do Alentejo Litoral, que, sob direção do professor Marco Alves, reúne alunos da Escola das Artes do Alentejo Litoral e de escolas convidadas.

Os atelier para crianças com músicos do festival, regressam, estando ainda programado, para as famílias, atividade “Canto de Colo”, destinado a bebés entre os zero aos três anos. Ainda para as crianças, o projeto A_WEAR, de Ana Baleia, que vai estar presente no festival com uma exposição e um “workshop”. O projeto dedica-se à sensibilização para o problema dos resíduos têxteis.

A Fundação INATEL anima as ruas do centro histórico e a Avenida Vasco da Gama com os projetos Banda às Riscas, Al-Fanfare, Concertinas e Cabeçudos e Associação de Zés P’reiras de Antas.

A habitual Feira do Livro e do Disco do FMM tem lugar na Capela da Misericórdia.