FACECO à espera de 30 mil visitantes

Feira do concelho de Odemira decorre em São Teotonio até domingo. É o principal evento promotor da atividade económica local.

A FACECO, a feira das atividades económicas do concelho de Odemira iniciou esta sexta-feira, no Parque de Exposições de São Teotónio, a sua 30a edição. Cerca de três centenas de expositores marcam presença num certame que vai decorrer até domingo e que se apresenta como o principal meio promotor daquele concelho alentejano.

De acordo com o presidente do município, Hélder Guerreiro, e o vereador para atividades económicas, João Cardoso, o evento deste ano, que surge após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19, deverá trazer ao concelho cerca de 30 mil visitantes.

“A promoção dos nossos produtos naturais, mas também das potencialidades que o concelho oferece em termos turísticos e empresariais é objetivo para uma feira que pretendemos ser cada vez mais reconhecida em todo o país e também no estrangeiro”, referiu Hélder Guerreiro que, no decurso da cerimónia de inauguração se fez acompanhar pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O espaço da feira deste ano conta com inúmeros postos de venda de artesanato, alguns restaurantes, área infantil e uma ampla zona dedicada à agropecuária. Aí as centenas de visitantes que acorreram à inauguração puderam apreciar as vacas e touros de raça Limousine que integraram um concurso luso/espanhol, mas também os exemplares de raça turina (vulgarmente designados por vacas leiteiras), porcos alentejanos e algumas cabras charnequeiras, raça autóctone do Alentejo e cuja continuidade está ameaçada (no Alentejo só já há fatos em Odemira, Nisa e Marvão), subsistindo também alguns criadores na Beira Baixa e no Ribatejo.

A maquinaria agrícola, mas também um elaborado programa que inclui diversos artistas, são outro dos pontos de atração.