Sesimbra investe na qualidade das praias

Autarquia revela o extenso trabalho de limpeza que é feito para manter “a qualidade dos areais sesimbrenses”

As praias de Sesimbra exibem orgulhosamente galardões de qualidade ambiental, nomeadamente a Bandeira Azul da Europa, Qualidade Ouro e Zero Poluição. A qualidade destas praias, além destes galardões, é também comprovada pela grande procura que estas têm durante a época balnear.

Por isso, a câmara de Sesimbra considera manter, “a qualidade dos areais sesimbrenses” uma prioridade e, por isso, garante “a limpeza dos mesmos durante todo o ano, assumindo este investimento através do seu orçamento”, de acordo com o seu comunicado.

Com o aproximar da época balnear, até ao final da mesma, a limpeza nas praias da vila é diária, já no inverno, a limpeza passa a ser feita várias vezes por semana.

Já nas praias da costa ocidental, que compreende as praias do Moinho de Baixo- Meco, Bicas e Lagoa de Albufeira, a limpeza é diária no verão e, no resto do ano, já que se verifica menos uso, é feita sempre que se justifica, sobretudo, segundo a autarquia “para remover algas e resíduos arrastados pelo mar”.

Na época balnear, este trabalho passa para a madrugada, com limpeza mecânica assegurada por uma máquina que, com o auxílio de uma grelha de retenção, recolhe os resíduos. Este trabalho é reforçado por equipas que recolhem manualmente o lixo em locais onde a máquina não consegue operar, assim como a colocação, ao longo dos areais, de sacos para a deposição de lixo.

“Trata-se de um trabalho permanente, mas que é essencial para manter a qualidade das praias de Sesimbra e promover o bem-estar dos sesimbrenses e visitantes”, considera a autarquia.