Campinho é a nova casa do Festival Andanças

Certame que decorre sob a paisagem da planície alentejana e barragem do Alqueva, marca um encontro de música, dança e de culturas

O Festival Andanças está de regresso, com uma nova casa Campinho, uma aldeia ribeirinha no concelho de Reguengo de Monsaraz, levando música, dança e encontro de culturas entre os dias 18 a 21 de agosto.

Sob a paisagem da planície alentejana e a barragem do Alqueva, o certame irá decorrer em sete espaços diferente, com lotação para 1500 pessoas, destacando-se quatros palcos e “espaços pouco convencionais”, como é o antigo lavadouro.

Os concertos começam às 17h00, enquanto os bailes às 22h00, que seguramente vão pela noite dentro. Destaque para os concertos de A Urtiga, no dia 18, Malino, no dia 19, Djara Djara, no dia 20 e CaosArte, no dia 21.

Outro destaque vai para “as danças africanas, os bailes mandados, o forró, as danças irlandesas e as chamarritas dos Açores”. Referência também para as oficinas criativas, de instrumentos e de relaxamento, conversas, sessões de contos e passeios.

Especial atenção para a programação infantil a decorrer na Sociedade Recreativa Campinhense. “Ao longo do dia, tanto pode incluir jogos como rodas cantadas, circo, percussão ou confeção de bonecos de pano”, explica a Associação PédeXumbo, organização do certame, em comunicado.

A organização apela à utilização de transportes públicos, como “meio preferencial para chegar ao festival”, tendo em vista “a redução dos impactos ambientais”. Explica a Associação PédeXumbo que está em vigor uma parceria com a Rede Expressos que oferece um desconto de 25% na viagem até Reguengos de Monsaraz, a todos os participantes que tenham adquirido um passe para o festival. Chegados a Monsaraz, a organização garante existirem ligações regulares para Campinho.

Outro apelo feito é à utilização da bicicleta. Para tal, como explica a organização, A Cicloficina dos Anjos está a organizar um passeio de 160km em bicicleta, intitulado de “Pedalanças”.  O passeio arranca de Lisboa, no dia 14 de agosto, e é marcado por três etapas. Mais informações e inscrições podem ser feitas no site www.cicloficina.pt.

Mais informações sobre o festival e a aquisição dos bilhetes podem ser feitas através do www.andancas.net