HGO e Centros de Saúde de Almada-Seixal estabelecem Manual de Integração de Cuidados

Documento pretende melhorar comunicação e cooperação entre as instituições, assim como potenciar ganhos em saúde

O Hospital Garcia de Orta (HGO) e o Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal (ACES-AS) assinaram, recentemente, o Manual de Integração de Cuidados, com o objetivo, segundo o comunicado do Hospital, de “melhorar a comunicação e cooperação entre as instituições, potenciar ganhos em saúde, melhorar respostas clínicas, promover a satisfação dos profissionais, otimizar recursos e contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

O Manual pretende ainda, segundo o referido comunicado, “promover uma referenciação para as consultas do HGO, qualificada e diferenciada, com a informação clínica e meios complementares de diagnóstico e terapêutica adequados a cada situação clínica, de acordo com as regras de boas práticas em vigor”.

“Melhorar a eficiência de referenciação permitirá reduzir o tempo de espera para a primeira consulta hospitalar, promover as adequadas condições de reencaminhamento para o ACES-AS, com a garantia da qualidade da informação de retorno”, explica o HGO.

Para Nuno Marques, Diretor Clínico, e Paula Realista, Enfermeira Diretora, do HGO, “a articulação com os cuidados primários é fundamental para a prestação de cuidados de proximidade aos utentes. A par, a integração de cuidados entre ambas as instituições, potencia o que cada uma tem de melhor, sendo o utente o grande beneficiário”.

Estiveram envolvidos na elaboração deste manual os Serviços de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Dermatovenereologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infecciologia, Medicina Interna, Nefrologia, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psicologia, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Psiquiatria e Saúde Mental, Reumatologia, Urgência Geral, e Urologia, a quem o Hospital Garcia de Hora, em comunicado, faz o devido agradecimento.