São 14 fotografias da enorme obra do enigmático fotógrafo setubalense, numa exposição que mostra “a riqueza patrimonial do concelho”, momentos de convívio e outros eventos decorridos no século XX
A Casa Bocage recebe, até ao dia 10 de setembro, a exposição “Fotografias que contam histórias”, com fotografias, tiradas entre os anos 30 e 60 do século XX, de Américo Ribeiro, enigmático fotógrafo da cidade de Setúbal.
A exposição é composta por 14 fotografias e, segundo a autarquia, “revelam a riqueza patrimonial do concelho, com retratos de espaços e edifícios representativos, como o coreto da Avenida Luísa Todi e o Palácio da Bacalhôa”. Também se podem observar instantâneos de momentos de convívios e eventos institucionais.
A coleção Américo Ribeiro, a que pertencem as fotografias em exposição, é composta por mais de 142 mil imagens, representando um dos mais importantes repositórios da história moderna de Setúbal e testemunha os momentos mais marcantes da cidade ao longo do século XX. Além do património e paisagens setubalenses, o acervo tem ainda eventos desportivos e culturais, assim como momentos da vida quotidiana da população local, nos mais variados cenários e em convívios familiares.
A mostra, inaugurada no dia 30 de julho, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, assim como aos sábados das 15h00 às 19h00.