Setúbal é dos distritos com mais pedidos de adesão à Tarifa Social de Internet

José Cadete de Matos, presidente da Anacom, reconheceu, contudo, que número de pedidos ficou “aquém das expectativas”

O número de pedidos de tarifa social de internet (TSI) feitos até à data totaliza 781, sendo Setúbal, juntamente com Lisboa, Porto e Braga, dos distritos com mais pedidos a nível nacional, de acordo com informações recolhidas pela Agência Lusa junto da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Dentro destes números, a Anacom já identificou cerca de 470 como legíveis. Entre os vários pedidos realizados para a tarifa social de Internet, existe um que visa o acesso de Internet por satélite.

No princípio do mês de julho, João Cadete de Matos, presidente da Anacom, tinha já reconhecido, no parlamento, que a adesão à TSI “ficou muito aquém das expectativas”, rondando, na altura, os cerca de 700 pedidos.

“Do nosso ponto de vista também aí as fidelizações têm um efeito perverso” na mudança das famílias de baixos rendimentos, que ao pensarem aderir à tarifa social de Internet são “confrontadas” com milhares de euros para rescindir o contrato antecipadamente, referiu João Cadete de Matos, na altura, segundo a Lusa.

O presidente da entidade reguladora revelou ainda que as condições que são oferecidas “são exíguas e abaixo daquilo que a Anacom recomendou”. “A nossa expectativa é que essas condições melhorem”, já que ao fim de um ano de aplicação desta tarifa podem ser revistas, afirmou o presidente da entidade reguladora

Anteriormente, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, tinha afirmado, também no parlamento, que a tarifa social não estava a ter a adesão de que gostaria, mas que havia empenho para que esta seja “o mais alargada possível”.