Apreendidos 538kg de amêijoa japónica em Alcochete

Foi a segunda apreensão de bivalves realizada esta semana, depois da GNR ter anunciado a apreensão de mais de uma tonelada de bivalves esta quarta-feira

As autoridades policiais apreenderam, na passada quarta-feira, 538 quilos de amêijoa japónica, no concelho de Alcochete, numa ação de fiscalização à captura ilegal de bivalves, sendo esta já a segunda apreensão de bivalves feita esta semana no concelho.

De acordo com a nota da Autoridade Marítima Nacional, citada pela Lusa, a ação foi realizada por elementos da Polícia Marítima de Lisboa, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) do Montijo, e levou ainda à apreensão de uma viatura e duas embarcações.

Segundo a Polícia Marítima, durante a ação foram detetadas e fiscalizadas quatro viaturas, uma das quais encontrava-se em situação irregular por efetuar o transporte de bivalves sem a devida documentação de Registo de Moluscos Bivalves Vivos.

Foram também identificados os ocupantes da viatura, tendo os elementos da GNR procedido à detenção de um deles por falta de habilitação legal para conduzir e à notificação de outro para que abandonasse o território nacional por se encontrar em situação irregular no país.

Durante a ação de fiscalização, a Polícia Marítima também detetou e fiscalizou uma embarcação de pesca e uma embarcação de recreio, tendo elaborado os respetivos autos de notícia e apreendido as duas embarcações, como medida cautelar, por colaborarem na captura ilegal de bivalves e por navegarem com excesso de lotação.