O óbito terá de ser validado pelo delegado de saúde, sendo depois o corpo transportado para os serviços de medicina legal
Foi um popular, segundo fonte dos bombeiros à agência Lusa, que encontrou o corpo do homem, de 33 anos, desaparecido desde sábado na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre).
“O corpo foi encontrado, às 10h45, por um popular, fora da água, na beira da albufeira” e “cerca de um quilómetro acima” da área onde os bombeiros têm estado a mergulhar, disse à agência Lusa o comandante da corporação de Bombeiros de Ponte de Sor, Simão Velez.
Tanto o comandante como fonte da GNR contactada pela Lusa explicaram que, agora, o óbito ainda terá de ser validado pelo delegado de saúde, sendo depois o corpo transportado para os serviços de medicina legal.
As buscas por este homem tinham entrado no quinto dia, depois deste ter desaparecido no sábado à tarde quando se encontrava na água com a filha. A menina de 5 anos, que caiu à água, tinha entrado em situação de pré-afogamento, mas populares conseguiram retira-la da água. Os bombeiros receberam o alerta para esta situação às 15h06 de sábado.
A menina estava inconsciente, quando a trouxeram para terra, tendo sido sujeita a manobras de reanimação, relata fonte da GNR. A mesma foi transportada para o hospital de Abrantes, no distrito de Santarém, mas morreu no caminho.
Segundo a mesma fonte, de acordo com relatos de testemunhas, pai e filha estariam a utilizar um barco de borracha na albufeira, numa zona perto do parque de campismo. “O senhor estava na água, a nadar, e a menina estaria no barco. As testemunhas não se aperceberam do que é que aconteceu a seguir”, disse a fonte.
A operação para tentar encontrar o homem incluiu vigilância em terra, mas sobretudo buscas subaquáticas, com recurso a mergulhadores de corporações de bombeiros.