São mais de três dezenas de eventos que marcam o calendário cultural setubalense até ao próximo dia 27
Foi dado o pontapé de saída, no dia de ontem, da 24.ª edição da Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que teve a sua abertura solene no Convento de Jesus, em Setúbal, que contou com participação musical dos Delamotta.
O evento, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com o município, vai decorrer até ao próximo dia 27 e leva à cidade uma programação eclética com mais de três dezenas de eventos.
Pedro Pina, vereador da câmara de Setúbal com o pelouro da cultura, destacou a importância do certame, assumindo-se como “referência fundamental no panorama artístico da cidade, que, ano após ano, ultrapassa fronteiras e traz a Setúbal pessoas de muitos pontos do mundo”.
O vereador referiu ainda, segundo o comunicado da autarquia, que este momento se constitui “como um momento de “partilha do saber, da arte e do engenho, que engrandece Setúbal”.
José Maria Dias, diretor artístico do festival sublinhou que o certame mantém a determinação e energia de sempre, apesar das “dificuldades encontradas em montar o festival”, que, nesta edição, volta a ocupar vários espaços e equipamentos da cidade.
O responsável aproveitou a ocasião para anunciar duas alterações relevantes à programação, uma delas a necessidade de deslocalizar a blackbox do interior do pavilhão da Escola Secundária Sebastião da Gama para o exterior, mas, assegurou, “todas as condições de qualidade estão garantidas”. A outra foi o cancelamento de última hora, da companhia angolana Damba Maria, que ia apresentar, esta sexta-feira, pelas 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a peça “Heroínas sem Nome”.
O cartaz apresenta cinco estreias, entre as quais, pelo Grupo Cru, “Proibido Virar à Esquerda”, amanhã, às 22h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, “O Acampamento das Carmens”, domingo, também às 22h00, na Escola Secundária D. João II.
Outra das estreias nesta edição da Festa do Teatro sobe ao palco numa produção conjunta das companhias Os Cães do Mar e SejaDonodoSeuNariz, com “Amijik”, em cena a 24 de agosto com sessões às 19h00 e às 19h45 na Escola Secundária Sebastião da Gama.
As estreias no certame setubalense reservam mais duas peças, casos de “Noite – Homilia para um Perdão”, de Carla Madeira, às 19h00, e “Má Sorte”, por Buzico!Produções, Umcoletivo e CAE Portalegre, às 22h00, ambas no dia 26, na Escola Secundária Sebastião da Gama.
A XXIV Festa do Teatro contempla também uma Secção Oficial com 11 espetáculos, além da extensão de setembro, a Secção Off Mais Festa com nove apresentações, das quais quatro entram também a concurso, assim como uma mostra de curtas-metragens, três concertos e conversas com o tema central “Uma lente para o futuro”.
Do programa da Festa do teatro constam ainda várias apresentações realizadas no âmbito da Secção Mais Festa, as quais são de entrada livre, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária – “ao chapéu” – para os artistas ou intervenientes dos espetáculos.
O certame, este ano com uma página dedicada, em https://festadoteatro.pt/2022, tem bilhetes a oito euros para o público em geral e a seis euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor, no caso dos espetáculos da Secção Oficial.





