APS mostra-se entusiasmada com os resultados e espera mais crescimento, em especial pelas obras que visam duplicar a movimentação do terminal de contentores (Terminal XXI)
O Porto de Sines ocupa a posição a 95ª posição do “World Top Container Ports 2022” da revista especializada “Container Management”, registando uma subida de três lugares no TOP 100 Mundial, revela a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) em comunicado.
“O Terminal de Contentores do Porto de Sines encerrou o ano de 2021 com a melhor marca de sempre, ultrapassando 1.8 milhões de TEU, o que corresponde a um crescimento homólogo de 13%, permitindo subir três posições no ranking internacional”, explica a APS.
A administração do porto está entusiasmada com o futuro, em especial com as obras de expansão que visam duplicar a movimentação do terminal de contentores (Terminal XXI) para 4.1 milhões de TEU, que tiveram a sua primeira etapa concluída no mês de junho, e que permitirá a movimentação de “três Megacarriers em simultâneo”.
“Concluídas as obras, que resultam de um investimento privado de 660,9 milhões de Euros por parte da PSA Sines, concessionária do Terminal, será possível a operação simultânea de quatro Megacarriers”, sublinha.
O Plano Estratégico do porto tem como um dos principais objetivos para os próximos dez anos, como recorda a APS, conquistar 8% do mercado ibérico, duplicando assim a sua quota de tráfego de e para o hinterland.