Em causa está o despacho do governo que declara a situação de alerta para todo o território continental devido a índices de risco de incêndio em “muito elevado” a “máximo”
A Mata Nacional da Machada, localizada no concelho do Barreiro, está encerrada desde as 00h00 do dia 21 e assim estará até às 23h59 de amanhã, revela a câmara do Barreiro.
Este encerramento deve-se ao despacho do governo, que declara a situação de alerta para todo o território continental, devido a índices de risco de incêndio.
“É proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, motivo pelo qual a Mata Nacional da Machada se encontra encerrada para toda e qualquer atividade, com as devidas exceções previstas na Lei”, explica a autarquia no comunicado.
“O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro (SMPC) informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a manutenção de condições de tempo quente e seco, com tendência a agravar no dia 21 de agosto”, sublinha.
As regiões Norte e Centro até ao vale do Tejo e no Baixo Alentejo e Algarve têm risco de incêndios “muito elevado” ou “máximo”, segundo a classificação feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.