Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela tem novo espaço para gatil

Remodelação e requalificação do antigo canil do município, que passou a ser gatil, permite aumento de capacidade para 40 animais e a separação efetiva de cães e gatos

Está concluída a obra de ampliação do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela, que consistiu na requalificação do edifício do antigo canil municipal, transformando-o em gatil, tendo sido visitado recentemente pela vereadora Fernanda Pésinho.

“A obra consistiu na requalificação do interior do edifício, substituição do telhado e instalação de novo equipamento. «Pretendeu-se aproveitar ao máximo a construção existente e, ao mesmo tempo, conferir-lhe conforto, através da utilização de materiais naturais, como a madeira, não descurando a necessária higienização e, acima de tudo, satisfazendo as necessidades de bem-estar dos animais”, explicou a vereadora, segundo o comunicado da autarquia.

Nos alojamentos para gatos seniores e juvenis, foram tidos cuidados como a separação das zonas de alimentação, de dormida e de dejetos ou a instalação de prateleiras com diferentes alturas, incentivando à mobilidade dos animais.

Para além dos alojamentos, foram ainda criadas uma zona de receção das caixas de abrigo e uma sala de cirurgia, para a realização de tratamentos e das campanhas que o município de Palmela realiza no âmbito do Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, de esterilização de gatos pertencentes às colónias do concelho.

“O gatil permite aumentar a capacidade de acolhimento para 40 animais e a separação das zonas destinadas a cães e gatos”, sublinha a autarquia.

Segundo a câmara, em setembro deverá arrancar a segunda parte da obra, estando prevista “a criação de uma zona de recreio exterior, na lateral do edifício, que será vedada por rede e, no teto, terá uma cobertura translúcida, funcionando como solário”.