Câmara do Seixal atribui mais de um milhão de euros para instituições e coletividades

Município aprovou, na passada reunião de câmara, a atribuição de apoios financeiros, num valor superior a um milhão e 100 mil euros, a diversas instituições e coletividades do concelho.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, foram aprovados contratos-programa com a Associação “Um Exemplo de Amor” e o Centro de Assistência Paroquial de Amora, no valor total de dois mil euros.

Esta verba visa apoiar os Projetos “Escolhas Estás na Mira E8G” e “Tutores de Bairro E8G” que visam a promoção do sucesso escolar e a participação ativa das crianças, jovens e familiares dos locais onde se encontram implantados – Miratejo e Quinta da Princesa – através do diálogo intercultural e da participação cívica.

No âmbito da promoção da saúde e da prevenção de comportamento de risco junto de alunos do pré-escolar ao ensino secundário, a autarquia aprovou a atribuição de um apoio no valor total de 5.500 euros à ARISCO – Instituição para a promoção Social e da Saúde para o desenvolvimento dos projetos Aventura na Cidade e Prevenir em Coleção.

Com a mesma associação foi ainda aprovado o acordo de cooperação no âmbito do projeto “Manual para Descobrir Lugares”, dirigido a cerca de 200 alunos dos 8 aos 12 anos.

Na área da juventude, foi aprovada atribuição de 9.150 euros a entidades do movimento associativo juvenil, no âmbito do Programa Ações Jovens 2022.

No âmbito da criação e requalificação de equipamentos culturais e desportivos, a autarquia aprovou a atribuição de mais 100 mil euros à Associação dos Amigos dos Tocá Rufar para as obras de construção das suas novas instalações, mais 100 mil euros à Associação Desportiva e Recreativa Benfiquista – Casa do Sport Lisboa e Benfica, no Seixal, para continuação da construção da sua sede, e de 75 mil euros ao Paio Pires Futebol Clube para a continuação das obras de beneficiação no edifício sede e novo relvado no campo de futebol.

Foi igualmente aprovado um protocolo de colaboração com a Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal para a cedência de um espaço para a criação da sua sede social.

A autarquia aprovou também os protocolos para o funcionamento e utilização das Piscinas Municipais, entre 1 de setembro de 2022 e 31 de julho de 2023, com o Clube de Canoagem de Amora, no valor de cerca de 254 mil euros, a Associação Naval Amorense, no valor de cerca de 298 mil euros, e o Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional, no valor de mais de 286 mil euros.

Foi aprovada ainda a integração do Município do Seixal na NANOMAT – Associação para os Materiais Avançados – Investigação e Desenvolvimento em Materiais Avançados e Aplicações, o que implicará o pagamento de 500 euros, e a atribuição de uma comparticipação financeira à Fábrica da Igreja Paroquial de Santo António de Pinhal de Frades, no valor de 400 euros, para apoio às celebrações religiosas e atividades promovidas.