Carapau é rei em evento gastronómico em Setúbal

Certame promove gastronomia e atividade turística do concelho, em torno de uma das espécies de peixe mais conhecida e consumida. São mais de 50 restaurantes que se juntaram ao evento

Decorre até ao próximo dia 15, a Semana do Carapau, em Setúbal, integrada na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara de Setúbal.

“Durante dez dias, o evento gastronómico dá a provar receitas tradicionais, como carapaus alimados ou assados no carvão, e outras inovadoras, como uma sopa de carapau com croutons e alecrins”, afirma o comunicado da autarquia.

Na programação destaque para o passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”, com início às 10h00, no dia 10, com apoio da Docapesca. “Esta atividade de cariz pedagógico dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados”, revela o município.

As informações sobre o ponto de encontro do passeio, com inscrições pelo preenchimento de um formulário online disponível em  https://bit.ly/3puXS5m, serão enviadas por email aos participantes na atividade.

A Semana do Carapau integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca “Setúbal Terra de Peixe”, com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.

A lista dos espaços dos 51 restaurantes participantes inclui 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Alface Filha, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa de Pasto Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Anzol, O Batareo, O Convés e O Jacques.

O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Chico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado e Verde e Branco completam o rol de estabelecimentos aderentes.

Toda a programação desta Semana do Carapau pode ser consultada no site da câmara de Setúbal.