Águas Públicas do Alentejo adjudica limpeza de lagoas à BioSmart por 1,4 milhões

Prestação de serviços válida no máximo para três anos. Empresa estima a remoção de mais de 40 mil toneladas de lamas nas 33 lagoas identificadas

A BioSmart – Soluções Ambientais, empresa de Leiria, do Grupo NOV Ambiente e Energia venceu o concurso lançado, pela Águas Públicas do Alentejo (AgdA), de “aquisição de serviços para remoção de lamas de lagoas de ETAR”. A prestação de serviços tem um prazo máximo de três anos.

De acordo com o comunicado da empresa, já se iniciaram “os trabalhos referentes ao concurso, nas 33 ETAR da zona de influência da AgdA”, localizadas em 13 municípios: Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Odemira, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira.

“O procedimento público apresenta um valor máximo de 1.418.715,40 euros, dependendo do volume de trabalhos efetivamente necessários, medidos em toneladas de lamas removidas, transportadas e entregue para deposição em destino final adequado”, revela o comunicado da empresa.

“O valor final a suportar pela AgdA dependerá, essencialmente, do volume de lamas removidas (m3) e da quantidade de lamas (toneladas) enviadas para destino final adequado, sendo admissíveis a valorização agrícola e a compostagem”, explica.

De acordo com a empresa da limpeza das 33 lagoas, sete serão “através de recurso a jangada com bombagem para aspiração de lamas e secagem através da utilização de unidade de desidratação móvel” e as restantes 26, com “recurso a meios mecânicos do tipo giratória com balde de limpeza sem dentes e lagartas de borracha e secagem das lamas através de desidratação solar”.

BioSmart estima a retirada 24.350 toneladas de lamas, 6.360 com recurso a jangada e 17.990 com recurso a giratória.

O Grupo NOV Ambiente e Energia, com sede em Leiria, é um universo empresarial com atividade na área do Ambiente e da Energia, que integra diversas empresas entre as quais a BioSmart, a Bioenergias e a Treciver.

Segundo o comunicado, o Grupo “detém larga experiência”, nas áreas de “energias renováveis, construção e manutenção de infraestruturas de gestão ambiental, gestão e exploração de aterros sanitários (RSU, RIB, inertes e resíduos de construção e demolição), transporte e acondicionamento de resíduos, compostagem, valorização de orgânicos, valorização de subprodutos, gestão e exploração de sistemas de tratamento de águas residuais, de abastecimento de água potável e reciclagem, engenharia e serviços eletromecânicos, manutenção e equipamentos para os sectores ambiental e agroindustriais, consultoria e assessoria ambiental, estudos de eficiência energética”.