Santiago do Cacém vai ser palco da maior prova de motas clássicas

A realizar-se em Portugal pela primeira vez, FIM Enduro Vintage Trophy está a gerar muito entusiasmo na organização e na comunidade. Esperam-se mais-valias a nível de comércio local e projeção mundial para o município.

Santiago do Cacém acolhe, entre 28 deste mês e 2 de outubro, o mundial de motociclismo FIM Enduro Vintage Trophy, aquela que é a maior prova de motas clássicas. Cerca de duas dezenas de pilotos veteranos, provenientes de 15 países, chegam ao Litoral Alentejano com as suas motas originais dos anos 60 e 80.

“É a primeira vez que esta prova se realiza em Portugal e, naturalmente, estamos entusiasmados com a oportunidade”, afirma, em conversa com o Semmais, Celestino Cruz, presidente do Clube Motor Sport de Vila Nova de Santo André, que integra a organização da competição. “Temos toda a comunidade envolvida. Não apenas os amantes do Enduro, mas também a população”, sublinha ainda o responsável.

Álvaro Beijinha, presidente da câmara de Santiago do Cacém, também demonstrou entusiasmo por acolher a Fim Enduro Vintage Trophy, destacando a importância do evento para a economia local: “Estamos a falar de centenas de pessoas que vão ficar instaladas nos nossos hotéis, frequentar os nossos restaurantes, comprar no comércio local, visitar as nossas praias e desfrutar das nossas paisagens. Já para não falar de todos os adeptos que seguem a modalidade e que costumam acompanhar estas provas”.

O autarca referiu ainda a projeção mundial que o município poderá vir a ter. “Durante cinco dias estimamos receber cerca de mil pessoas que poderão voltar para passar férias e que vão, certamente, falar sobre a nossa terra aos seus amigos, divulgar fotografias e filmes nas redes sociais”, sublinhou.

O município de Santiago do Cacém, tal como confirma Celestino Cruz, é o maior suporte para este evento, que está orçamenta- do, também segundo o responsável, em 200 mil euros. Estão ainda associados o Turismo de Portugal, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Federação Motociclismo Portugal (FMP), além diversos patrocinadores.

Pilotos e motas de diferentes gerações

Nas palavras de Celestino Cruz, esta é uma grande oportunidade para ver pilotos que marcaram gerações. “Na nossa larga lista de participantes temos pilotos que foram várias vezes campeões mundiais, em diferentes décadas, e com isso atraem o público das mais diversas idades”, afirmou.

Outro dos atrativos são as ‘máquinas’. “Estamos a falar de motas originais, clássicas. Umas até podemos considerar autênticas obras de arte, com um valor incalculável”, sublinha Celestino Cruz.

A prova arranca no dia 28 de setembro, no centro de Santiago do Cacém, com uma parada colorida pelas bandeiras dos países participantes e com as diversas motas e pilotos que fizeram história no motociclismo, numa abertura ao estilo Jogos Olímpicos. “Vamos ter lá todos os pilotos, todos os países representados, porta-estandartes. Contamos que seja uma cerimónia simbólica e bonita”, explica o presidente do Clube Motor Sport.

Segue-se uma prova de aceleração em Vila Nova de Santo André e dois dias de competição de Enduro puro (70 quilómetros). Para 2 de outubro, estão previstos o especial motocross em pista e a entrega dos troféus Vintage Veterans Trophy e Vintage Silver Vase Club.