Câmara de Setúbal vai reunir-se com munícipes para avaliar Carris Metropolitana

Encontros, que vão passar por todas as freguesias do concelho, arrancam amanhã à noite em Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

A câmara de Setúbal inicia na sexta-feira um ciclo de reuniões com a população, nas cinco freguesias do concelho, para debater a situação do transporte público da Carris Metropolitana assegurado pelo operador Alsa Todi.

Em 12 de setembro, face ao incumprimento da Alsa Todi dos horários e carreiras previstas, os autarcas das juntas de freguesia e Câmara Municipal de Setúbal entregaram uma carta reivindicativa à empresa, tendo o presidente da Câmara Municipal, André Martins (CDU), prometido fazer uma reunião com a população em 20 de setembro, para avaliar se a empresa estava a assegurar as carreiras escolares.

Este encontro único com os munícipes acabou, no entanto, por ser substituído por várias reuniões nas cinco freguesias do concelho, a primeira das quais terá lugar já na sexta-feira, às 20:30, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

Seguem-se reuniões na freguesia de São Sebastião (sábado, às 18:30, no auditório Bocage), em Azeitão (segunda-feira, às 21:00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense), na União das Freguesias de Setúbal (terça-feira, às 21:30, no Cinema Charlot) e na freguesia do Sado (quinta-feira da próxima semana, às 18:30, na União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense).

A Câmara de Setúbal acusa a Alsa Todi de falta de informação pública, de não ter ainda disponibilizado os painéis de informação previstos, falta de horários nas paragens e de não ter um sítio na Internet com a informação necessária para os utentes do transporte público rodoviário no concelho.

Iniciativa Liberal aponta o dedo à Alsa Todi e executivo da CDU em Setúbal

Também para esta sexta-feira, às 17h00, está prevista uma reunião de diversos núcleos da Iniciativa Liberal (IL) da AML – Área Metropolitana de Lisboa com a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, em que os liberais, entre outras matérias, prometem exigir o apuramento de responsabilidades face ao incumprimento contratual da Alsa Todi, bem como a divulgação dos contratos existentes com os operadores dos transportes locais.

Numa reunião da Assembleia Municipal de Setúbal sobre o estado do município, realizada na segunda-feira, por proposta da IL, o deputado municipal daquela força política, Flávio Lança, criticou o mau desempenho da operadora Alsa Todi e responsabilizou a maioria CDU na Câmara de Setúbal por não ter feito o escrutínio prévio da empresa.

Flávio Lança referiu, como exemplo, um inquérito feito em Espanha à empresa Alsa (que integra a Alsa Todi) e que está disponível na Internet, em que 82% de um total de 933 inquiridos, consideravam que a empresa prestava um mau serviço aos utentes.