Emblema do Barreiro deu boa réplica ao SL Benfica, mas experiência das jogadoras encarnadas nos períodos mais decisivos do jogo foram essenciais para o triunfo das “águias” neste prestigiado troféu de pré-temporada.
Depois de protagonizarem um desequilibrado encontro na Supertaça, as equipas femininas de GDESSA e SL Benfica voltaram-se a defrontar numa final, desta feita na Taça Vitor Hugo, prestigiado troféu de pré-temporada, com o triunfo a voltar a sorrir às encarnadas, pelo resultado de 71-55.
Apesar do Benfica ter novamente se superiorizado ao emblema do Barreiro, este encontro foi mais equilibrado, com a experiência e elevado nível técnico de algumas jogadoras encarnadas a serem decisivos para a nova conquista das “águias”.
O primeiro parcial terminou em 22-15 a favor do Benfica, mas o GDESSA conseguiu equilibrar as contas e venceu o segundo por 19-20, levando as contas do intervalo para 41-35. No regresso manteve-se o equilíbrio e o terceiro parcial terminou empatado em 17-17. No derradeiro período do jogo, a experiência e qualidade das jogadoras do SL Benfica, como já referido, veio ao de cima e o parcial de 13-3 deu a vitória para o emblema da Luz.
Raphaella Monteiro, extremo brasileira, foi a grande craque da partida, sendo a jogadora mais utilizada entre as duas equipas, anotando uma exibição com 20 pontos, cinco assistências e 11 ressaltos. Do lado encarnado estiveram ainda em evidência Darien Huff, com dez pontos, uma assistência e quatro ressaltos, e Joana Alves com dez pontos e uma assistência.
Do lado do GDESSA, destaque para a jovem extremo Maria Gonçalves. Apesar de ser a sexta jogadora mais utilizada da partida, anotou 14 pontos para o emblema barreirense. Maianca Umabano, a mais utilizada no encontro pelo treinador André Martins, também deu bons sinais, registando 12 pontos, duas assistências e cinco ressaltos.
Este foi o último encontro do GDESSA antes do arranque da Liga Feminina de Basquetebol. O conjunto do Barreiro arranca a competição no próximo domingo, recebendo o CD Escola Francisco.