Quase 90 expositores participam no certame, promovido pela câmara para “celebrar e promover” o “património cinegético” do concelho e as suas potencialidades “turísticas e económicas”.
A Feira de Caça decorre entre sexta-feira e domingo, no pavilhão multiúsos Expo Mértola, e, este ano, conta com a presença de cerca de 90 expositores ligados a esta atividade, além de um novo parque exterior e de uma exposição de fauna viva diversificada.
O presidente da autarquia alentejana, Mário Tomé, disse hoje à agência Lusa que “a realização da Feira da Caça integra uma estratégia muito clara para o município”, que coloca o setor da caça “como um dos fatores fundamentais para o seu desenvolvimento”.
Nesse sentido, continuou, a câmara municipal fez uma forte aposta para “inovar” o evento em 2022 e não cair “na banalização”.
“Por isso, renovámos toda a parte envolvente exterior da feira, para permitir que qualquer visitante chegue a Mértola e diga claramente que está numa Feira da Caça”, disse Mário Tomé.
A 13.ª edição da Feira da Caça de Mértola é inaugurada pelas 18h00 de sexta-feira e o programa, até domingo, inclui colóquios, demonstrações de falcoaria, de cães de parar e de negaças, o VI Concurso de Mel e sessões de observação de fauna.
Durante a feira, terão ainda lugar, no sábado, a 12.ª Taça Ibérica de Santo Huberto e um torneio de tiro aos pratos e, no domingo, uma caçada de cetraria e falcoaria e o 10.º Campeonato Nacional de Caça de Salto “Fernando Pereira”.
A música é outro dos destaques do evento, com as atuações de Jorge Guerreiro (sexta-feira às 22h30), Cláudia Martins & Minhotos Marotos (sábado pelas 22h00) e Quim Barreiros (domingo às 17h00).
Este ano. a receita das entradas na feira vai reverter para os bombeiros voluntários da ‘vila museu’, que serão responsáveis por esta área.
Em comunicado enviado à Lusa, o município revelou que esta medida visa manifestar a sua solidariedade para “com a causa dos bombeiros, reconhecendo a importância e valor dos serviços prestados diariamente em prol da população”.