Patinador João Cruz vence Taça da Europa em Itália

Título europeu foi ‘cereja no topo do bolo’ para o jovem que, esta temporada, já conquistou troféus nacionais e distritais, tanto a nível individual como em pares.

João Cruz, jovem setubalense de 13 anos, sagrou-se, a 13 de outubro, campeão europeu de patinagem artística, ao subir ao ponto mais alto do pódio na categoria Livres e Pares, da Taça da Europa realizada em Roccaraso, na Itália.

Regressado de terras transalpinas, o atleta, em conversa com o nosso jornal, demonstrou a sua satisfação pelo resultado obtido. “Esta conquista é fruto de muito trabalho e dedicação. É o espelho e o reconhecimento da evolução”, disse.

Durante a competição houve, naturalmente, nervosismo, mas nada que colocasse em causa a ambição do patinador. “Com o aproximar da prova fui ficando mais nervoso, mas consigo focar-me. Sei que vou conseguir atingir os meus objetivos, trabalho para isso”, explicou João Cruz.

Apesar da adversidade feroz nesta Taça de Europa, o jovem revela-nos que isso não o impressionou, não obstante respeitar os adversários. “Eu não me importo com a concorrência. Estou preocupado com o que vou fazer”, sublinhou, reiterando que o que procura é “superar-se, focar-se no seu trabalho e atingir os objetivos”.

Para isso, conta com a experiência das treinadoras da família Cabo, a Joana, a Carolina e a Joaquina, que o acompanham no Artwheels – Clube e nas mais variadas competições. “Elas são muito importantes para a minha evolução. São a voz da experiência” reconhece o patinador.

Apoio familiar e dedicação fundamentais para o sucesso

João Cruz tem vindo a amealhar conquistas, atrás de conquistas. Além de melhorar a participação na Taça da Europa, após um 4o lugar em 2021, este ano o setubalense sagrou-se campeão distrital e nacional tanto individual como em pares, aumentando o seu já considerável palmarés.

Para atingir este sucesso, o jovem, segundo explica na conversa com o nosso jornal, precisa de muito treino e entrega. “Treino ao final do dia, cerca de duas horas, diariamente”, revela João Cruz. Além dos treinos, que implicam uma viagem até ao ArtWheels – Clube de Patinagem do Sul, em Almada, para melhorar a postura e assegurar a melhor performance nas coreografias, pratica ainda dança pela manhã.

Por ter apenas 13 anos, a patinagem precisa de ser conjugada com a escola que ocupa a maioria do tempo diário de João Cruz. Uma realidade que não é fácil de gerir, reconhece o atleta, mas que conta com todo o apoio da família. “O João é um menino muito dedicado. Quer sempre fazer o melhor e atingir mais e mais. Estamos muito orgulhosos do percurso dele e vamos apoia-lo até onde ele precisar de ir”, conta ao Semmais Cláudia Almeida, mãe do patinador.