Luís Ventura coroado campeão mundial de canoagem de mar

Título conquistado pelo atleta setubalense, na categoria “Masters – 40 aos 44 anos” vem aclamar uma vida dedicada à modalidade. Referência ainda para o 88o lugar alcançado na classificação geral, composta por 388 atletas.

Luís Ventura, canoísta e dirigente do Clube Canoagem de Setúbal, é campeão do mundo de canoagem de mar, na categoria “Masters – 40 aos 44 anos”, um título conquistado no nosso país, durante a competição que se realizou no mês de outubro, em Esposende.

“É um sentimento muito especial. Claro que é muito bom ganhar este título”, afirma o atleta em conversa com o nosso jornal, acrescentando ser “o reconhecimento de muitos anos dedicados à canoagem”.

O atleta explica que a preparação para a prova, entre competições nacionais e algumas internacionais, fez com que partisse com “com alguma expetativa” para o Campeonato do Mundo, mas sem favoritismos. “Nunca pensei em ganhar uma medalha. Ia sem pressão. Sabia que estava preparado para fazer uma boa prova”, sublinha.

A prova que o coroou campeão do mundo não foi particularmente fácil, como nos conta: “Aquilo é muito complicado. Há muita gente dentro de água e tu tens de ir fazendo a tua prova. Nós temos um dorsal semelhante por categoria. Perto de mim tinha um ou outro concorrente da minha categoria, mas agora dos outros, não sabia deles. Não dá para ter a noção se vais à frente ou mais atrás”.

Face a este contexto, foi de uma maneira muito peculiar que soube da conquista do título. “Eu só soube que tinha ganho a prova ao jantar. “Foi engraçado, a prova já tinha terminado há algum tempo, estávamos ali reunidos, quando me vieram dar a notícia. Não estava à espera”, revela.

Da sua longa carreira na modalidade é a primeira vez que se sagra campeão mundial. Além de ter conquistado o título na sua categoria, o setubalense Luís Ventura, “Varino” como também é conhecido, ficou em 88o na classificação geral, sem distinção etária. Referência, ainda, para o título nacional “Master A” conquistado também este ano.

Dedicação à modalidade começou por “brincadeira”

A história de Luís na canoagem começa por volta dos 11 anos de idade. “Olhe, começa como começam tantas outras coisas na nossa vida, na brincadeira, na experiência. Isto foi ali nos anos 90, fui experimentar e comecei a gostar daquilo”, conta.

A partir daí foi sempre a subir. “Varino” andou pelas várias categorias, escalões e especialidades da canoagem. Sem querer induzir ninguém em erro, diz ter conquistado quase 50 títulos nacionais.

Para este sucesso, diz, que tem sido fundamental o apoio familiar. “Foi quase como uma condição que coloquei à minha esposa quando a conheci. Isto já fazia e faz parte da minha vida, ela soube respeitar e apoia-me imenso”, explica. Os filhos também são fortes fontes de motivação. “Às vezes ia treinar e os miúdos perguntava-me quanto é que ia fazer, se depois tinha conseguido atingir aquela distância. Quando não conseguia, eles motivam-me a compensar no treino seguinte”, partilha.

A trabalhar na Elio Kayaks, uma das maiores empresas do setor, Luís Ventura consegue estar sempre próximo do seu mundo. “Sou uma pessoa sortuda. Faço aquilo que gosto”, conclui.