PSP regressa finalmente ao centro do Barreiro

Esquadra na parte velha da cidade, inaugurada hoje, pretende aproximar a polícia da população e, ao mesmo tempo, revitalizar uma zona que há muito estava a perder habitantes, comércio e serviços.

Após mais de cinco anos de negociações e impasses, o novo comando da PSP no Barreiro será finalmente inauguradohoje. Trata-se de um anseio antigo da câmara municipal que, para além de pretender dotar a polícia com melhores instalações, visa ainda dar passos seguros na reabilitação urbana da parte velha da cidade.

Localizada na denominada zona de Barreiro Velho, a esquadra está instalada num edifício que em tempos pertenceu à autarquia e que esta, ainda antes de 2017, concordou em ceder ao Ministério da Administração In- terna para que ali fossem efetua- das obras de remodelação e recolocadas as forças policias que, por força da degradação do imóvel, foram, entretanto, colocadas noutro local da cidade.

Tanto o presidente como o vice-presidente do município, respetivamente Frederico Rosa e Rui Braga, manifestaram esta semana o seu regozijo pelo regresso da PSP ao centro da cidade. “Acaba uma epopeia de anos”, disse o líder da autarquia ao Semmais, lembrando que trazer a polícia para o centro da cidade “é um imperativo que beneficia a segurança dos cidadãos e que também contribui para a recuperação e revitalização de uma área que se pretende ativa”.

Também o vice-presidente, Rui Braga, enaltece esta obra que, em sua opinião, será fundamental para “promover e dinamizar a cidade”. “Foi um pro- cesso longo e complicado, que demorou a ser cumprido porque foram surgindo diversos entraves, entre eles o processo de falência do empreiteiro que iniciou as obras”, referiu.

O custo deste empreendimento, que inicialmente esteve calculado em 300 mil euros, terá sido largamente ultrapassado ao longo dos anos, sendo que a autarquia acabou, em diversas ocasiões, por substituir o Ministério da Administração Interna.

Polícias destacam melhorias nas condições de trabalho

Fontes policiais contactadas pelo nosso jornal mostraram-se igualmente satisfeitas pelo regresso da PSP ao centro da cidade. Referem a melhoria das condições de trabalho e a importância de as autoridades, estando numa zona central, poderem mais facilmente contactar com a população.

O Barreiro, disse uma dessas fontes, “não é uma cidade violenta”. “Há queixas, como em todo o lado, mas não é uma cidade com níveis de criminalidade e criminalidade violenta, preocupantes”, acrescentou. Além disso, referiu, também não existem atualmente problemas relacionados com a falta de equipamentos, nomeadamente viaturas, ou efetivos.

Os dois autarcas, recorde-se, têm vindo a salientar a importância de recuperar a parte antiga da cidade, que pretendem ver habitada por mais jovens e novas famílias que de- mandem o concelho. Este projeto de rejuvenescimento passa, igualmente, pela atração de novas empresas. Frederico Rosa aposta agora, em termos de segurança, na criação de um posto da GNR na freguesia de Santo António da Charneca.