Rui Pedro, da lista A “Amora acima de tudo”, e Paulo Tomaz, da lista B “Amora de Futuro”, disputam ato eleitoral que os colocará à frente do clube até 2026.
Este sábado, os sócios do Amora FC são chamados para elegerem os corpos sociais que vão assumir os destinos do clube até ao final do mandato em curso e no biénio 2024-2026. Ao ato eleitoral concorrem duas listas, nomeadamente “Amora acima de Tudo”, liderada por Rui Pedro (Lista A) e “Amora de Futuro”, encabeçada por Paulo Tomaz (lista B). O nosso jornal conseguiu falar com os dois candidatos.
Se por um lado, Rui Pedro diz que acompanhava com apreensão o momento atual, “notando algumas incongruências na gestão e organização” que, na sua opinião, em “nada ajudam à credibilidade e imagem do clube”, Paulo Tomaz afirma ser o momento para dar continuidade e aprofundar o projeto lançado pela direção cessante. “Sentimos que não devemos deixar o processo a meio, pelo que queremos dar continuidade e aprofundar políticas que já estão a ser implementadas, com sucesso, no nosso clube”, refere o candidato e também atual vice-presidente da área financeira e administrativa.
Já quanto às medidas fundamentais, o líder da Lista A destaca “a aposta no futebol feminino para que se mantenha na Liga BPI; a resolução das obras no Estádio da Medideira e a construção de uma sede social para convívio dos sócios”. O candidato quer ainda lançar parcerias com emblemas da região e atletas a nível individual, para recuperar a participação do clube em algumas modalidades, e desenvolver boas relações com as instituições desportivas e a autarquia local.
Paulo Tomaz apresenta como políticas estruturantes “assegurar a manutenção da equipa sénior feminina na liga BPI, manter a gestão financeira sustentável, estar ao lado da SAD no objetivo de subir à 2.a Liga e garantir as necessárias boas relações institucionais com a câmara do Seixal, no sentido de conseguirem ter o novo estádio municipal construído”. Realça também a continuidade na forte aposta na formação, para que “mais jogadores formados na academia cheguem ao plantel”.
Relação com a SAD, Carlos Henriques e outras polémicas
Estas eleições têm sido marcadas por diversas polémicas, incluindo ataques pessoais nas redes sociais, por elementos de ambas as listas, algo que os candidatos lamentam, mas apontam responsabilidades a cada um. Para Paulo Tomaz tudo não passa de uma “estratégia de Carlos Henriques (um ex presidente que integra a lista adversária) e seus aliados” para “descredibilizar o trabalho recente feito no clube e a sua candidatura”. Já Rui Pedro defende o ex presidente e aponta que na outra lista existem elementos “que querem tirar aproveitamento do clube”.
Outra das polémicas está ligada à SAD do Amora, que tem como investidor o espanhol José María Gallego, que já apresentou o apoio pela lista B. Paulo Tomaz congratulou-se com esse apoio e considera a chegada do investidor como “um ponto de viragem” em especial nos escalões de formação. Rui Pedro não condena a posição do investidor, reconhece até “o direito pessoal em manifestar-se a favor de uma das listas” e refere que caso vença as eleições “trabalhará profundamente para ter boas relações com a SAD”.