Valorização da Lagoa de Albufeira e passadiço avançam em Sesimbra

Autarquia aprovou também a abertura do concurso público para a construção de um passadiço dentro da vila, que irá permitir a circulação segura de peões. Investimentos ultrapassam um milhão de euros.

A Câmara de Sesimbra apresentou duas candidaturas, no âmbito do programa Portugal 20/20 que lhe irão permitir a realização de trabalhos de valorização na zona da Lagoa de Albufeira e também num troço de estrada dentro da vila. Ao todo estão garantidos mais de um milhão de euros, prevendo-se que as obras possam iniciar-se já no próximo ano.

“São dois empreendimentos de grande importância, seja porque têm interesse turístico, seja porque potenciam o acréscimo da segurança em zonas importantes. No caso da valorização da Lagoa de Albufeira o investimento será na ordem dos 730 mil euros e tem várias zonas de intervenção, uma vez que irá permitir a remodelação do centro de atividades náuticas e, também, restaurar as estruturas de apoio aos mariscadores. É uma obra de grande impacto, uma vez que abrange desde a Praia do Meco até à chamada Praia Pequena, que é um lugar privilegiado para a observação de aves”, disse ao Semmais o presidente da câmara, Francisco Jesus.

A segunda obra é a construção de um passadiço num troço de cerca de 300 metros de extensão e que visa, sobretudo, causar condições de segurança para os muitos peões que diariamente se deslocam no local, entre a Praia do Ouro e o Porto de Abrigo.

“A intervenção para construção do passadiço é uma reivindicação antiga. Trata-se, basicamente, de construir uma zona onde os peões possam circular sem correrem o risco de ser atropelados, uma vez que sendo uma área muito utilizada, seja por banhistas, pescadores ou turistas, não oferece até agora qualquer proteção contra os automóveis. De facto, nem sequer existe um passeio”, adiantou o autarca sesimbrense.

Executivo municipal assumiu obra que era da IP

Esta empreitada, cuja abertura do concurso público também já foi aprovada, terá um custo na ordem dos 340 mil euros. “É mais um trabalho fundamental e que há muito deveria ter sido executado. De facto, trata-se de uma obra cuja responsabilidade até é da Infraestruturas de Portugal (IP), uma vez que vai decorrer numa estrada nacional. A IP até chegou a um acordo para fazer os trabalhos mas depois, como tantas vezes acontece, esqueceu-se e teve de ser a câmara municipal a avançar. Lembro que a ligação em segurança ao Porto de Abrigo é fundamental, uma vez que nesse local, para além dos pescadores, também estão instaladas diversas empresas turísticas que são frequentemente procuradas por inúmeros potenciais clientes”, referiu Francisco Jesus.

O passadiço entre a Praia do Ouro e o Porto de Abrigo será metálico e desnivelado em relação ao solo, situação que permitirá também um melhor aproveitamento turístico, uma vez que irá possibilitar a observação de um elevado trecho de mar e serra.

Tal como acontece com os trabalhos a realizar na Lagoa de Albufeira, também os do passadiço só deverão iniciar-se no próximo ano, Estes, no entanto, terão um prazo de execução de 120 dias.