Portal da câmara de Setúbal entre os dez melhores do país

O diploma foi recebido no passado dia 20, numa cerimónia realizada na Universidade do Minho

O portal da câmara de Setúbal foi distinguido como um dos dez melhores do país, no que toca ao tipo e atualização no âmbito do Índice de Presença na Internet das Câmara Municipais (IPIC).

Em nota enviada à nossa redação, a autarquia revela que o portal integra a lista de “websites com melhores prestações no critério de avaliação referente a “Conteúdos: Tipo e Atualização””, tendo sido reconhecido com um diploma pelo IPIC, índice definido pela Universidade do Minho, a Agência de Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica.

O referido critério avalia, segundo o município, a “informação prestada sobre a autarquia”, como por exemplo a “divulgação da missão, constituição da câmara, organograma, horários de funcionamento, contactos municipais, entre outros”. Outros elementos avaliados são a “a disponibilização de dados relativos ao município, como história, geografia ou demografia, informação da gestão da autarquia, tais como planos e relatórios de atividades, orçamento ou taxas municipais”. Também são tidas em conta a informação publicada sobre instrumentos de gestão territorial, como o PDM, e ainda “datas das reuniões públicos, informações relacionadas com avisos, legislação em vigor ou outra política de privacidade”.

O diploma foi recebido por Ricardo Oliveira, adjunto da presidência, na cerimónia que se realizou no passado dia 20, na Reitoria da Universidade do Minho.

O índice foi criado em 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da Universidade do Minho, para avaliar periodicamente a qualidade da presença online dos municípios portugueses.