Milhares de pessoas no último adeus ao Comendador Rui Nabeiro

NUNO VEIGA/LUSA

Milhares de pessoas juntaram-se hoje nas ruas de Campo Maior para receberem o corpo do comendador Rui Nabeiro, falecido no domingo, no Hospital da Luz, em Lisboa.

Ainda antes de dar entrada na vila, a urna passou pela sede da Novadelta, onde os cerca de 600 funcionários aguardavam, fardados, a chegada do homem que “construiu um império sem pisar ninguém” e “sempre disponível para ajudar quem precisava”.

O carácter humanitário do Comendador, a quem os amigos chamavam “senhor Rui” foi enaltecido por todos quanto se deslocaram a Campo Maior, fossem eles políticos, como os socialistas Ricardo Pinheiro ou Luís Testa, fossem outros empresários ou até representantes de imprensa estrangeira, nomeadamente espanhola.

“Foi uma pessoa que procurou sempre fazer o bem, quer fosse aos seus funcionários ou a outros. Ajudava todos. Tinha sempre uma palavra amiga”, disse ao Semmais a responsável pelo departamento do Planeamento Integrado, Catarina Lopes. “No domingo, quando se soube da morte, recebi imensas mensagens do estrangeiro. Muitas da Suíça, por exemplo”, acrescentou.

O funeral de Rui Nabeiro realiza-se amanhã partindo da Igreja Matriz para o cemitério da vila.