Quarta edição da IlustraBD arranca este sábado no Barreiro

Auditório Municipal Augusto Cabrita, Parque da Cidade e Galeria da Biblioteca Municipal acolhem as diversas atividades que atraem amantes da banda desenhada e ilustração, mas também curiosos.

Arranca este sábadoa 4ª edição da Ilustra BD – Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro, que leva a vários equipamentos culturais do concelho um conjunto de atividades, promovidas pela autarquia até 3 de junho.

Este ano existem algumas alterações, como base no sucesso e impacto das edições anteriores. “Decidimos apostar numa programação mais dedicada a exposições individuais, em detrimento das coletivas, que tínhamos feito em anos anteriores”, explica ao nosso jornal Sara Ferreira, vereadora da câmara do Barreiro, com o pelouro da Cultura.

“Além do Auditório Municipal Augusto Cabrita, que tem acolhido as outras edições, pensámos noutros equipamentos culturais e, também, teremos atividades no Parque da Cidade e na Galeria da Biblioteca Municipal”, contínua a autarca.

A exposição na Galeria da Biblioteca Municipal, a ser inaugurada a 22 de abril, é um dos principais atrativos, com trabalhos de Henrique Pirote, um jovem artista aluno da Faculdade de Belas-Artes, natural do Barreiro. Entre as obras exibidas destaca- -se o primeiro livro colaborativo “Taruje #1”. O artista dará também um workshop com diversas atividades para todas as idades.

“Procuramos ter muita atenção com os artistas do Barreiro e com o Henrique não é diferente, temos acompanhado o seu percurso e achamos que seria interessante convidá-lo para ter uma exposição autónoma nesta edição”, sublinha Sara Ferreira.

Programação diversificada para diferentes públicos

Na restante programação evidenciam-se as exposições no Auditório Municipal Augusto Cabrita, como “Balada para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia, fruto de uma parceria com a autarquia e a Penguin Books, “Juventude”, de Marco Mendes, e “Desenhar do Escuro”, de António Jorge Gonçalves. Referência também para a Ala Portuguesa, com livros de autores como Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira.

Há ainda espaço para lendas da banda desenhada, como Jorge Magalhães e Augusto Trigo, e atividades como a Feira do Livro, conversas com autores, oficinas de artes, workshops e sessões de cinema. “É um conjunto de atividades que pretende atrair não apenas os amantes da banda desenhada e da ilustração, mas o público em geral. Tal como tem ocorrido noutras edições, o publico tem participado nas ações e olha com interesse para as exposições”, sublinha Sara Ferreira.

De referir que a imagem desta edição foi feita pelo artista barreirense, Ricardo Reis, que tinha participado com duas exposições individuais em edições anteriores do certame