Santiago do Cacém acolhe decisão do Mundial de Moto Enduro GP

Prova, realizada este fim-de-semana, é encarada com entusiasmo pela organização e aficionados. O britânico Steve Holcombe procura defender a liderança na competição, ameaçada por vários pilotos, dada à curta distância pontual.

Santiago do Cacém acolhe, entre esta sexta-feira e domingo, a última etapa do Mundial de Moto Enduro GP, com a realização da prova Terra Única GP de Portugal. A competição ganha contornos decisivos já que irá decidir a classificação final que, neste momento, é liderada pelo britânico Steve Holcombe, perseguido por Andrea Verona, de Itália, a 19 pontos e Josep Garcia, de Espanha, a fechar o pódio provisório, a 26.

“São três dias de competição e esta será a etapa decisiva de um campeonato que está ao rubro, porque será aqui que os pilotos vão lutar pela consagração. O nível está muito elevado. Temos efetivamente os cinco, seis melhores pilotos a ganharem corridas e tem sido muito interessante de acompanhar este campeonato”, diz ao nosso jornal Celestino Cruz, presidente da Associação Motosport, responsável pela organização desta etapa.

Tal como o mesmo explicou, a competição arranca, esta sexta-feira, com a super-especial, que decorrerá dentro do largo da Feira de Santiago do Cacém. No sábado e no domingo acontecem as duas especiais cronometradas, uma em Vila Nova de Santo André e outra em Santiago do Cacém.

Por sua vez, Francisco Pita, da empresa Prime Stadium, promotora do Mundial Moto Enduro GP em Portugal, destaca as provas desportivas motorizadas que este concelho tem acolhido recentemente. “Santiago do Cacém tem das provas especiais mais bonitas e mais bem trabalhadas do mundo”, sublinha.

Aposta no impacto económico no concelho

Além dos pilotos, famílias, amigos e toda a comitiva que cada equipa leva consigo, a organização espera atrair vários aficionados, que podem chegar aos milhares. “O Enduro, dentro do motociclismo, é muito popular. Por isso trazer aqui uma prova mundial, ainda mais a etapa final, onde se espera a derradeira decisão da competição, é de facto importantíssimo. Durante estes dias, desde a chegada das próprias equipas até aos dias de prova, vamos ter um contributo para a economia local, certamente, significativo e, seguramente, que o investimento que a câmara faz aqui, terá um retorno direto muito significativo”, sublinha Álvaro.

Além do impacto direto na economia local, o edil aponta também para a internacionalização do concelho. “Tem havido esta aposta da nossa autarquia em trazer este tipo de eventos, que sabemos que têm grande impacto no nosso concelho.

Além do impacto direto que tem para a nossa economia, não nos podemos esquecer da forma como estas provas, através da comunicação social e das redes sociais, divulgam o nosso concelho e o nosso património”, refere.