Arrábida Swim Challenge leva 300 nadadores às principais praias de Setúbal

Atletas partem do Portinho da Arrábida, estando a meta colocada na Praia da Figueirinha. Pelo percurso passam por praias como Creiro, Anicha, Coelhos, Galapinhos e Galapos.

As praias da Serra da Arrábida, em Setúbal, recebem no próximo dia 28, a Arrábida Swim Challenge, uma competição de natação de águas abertas com provas individuais e por equipas, num percurso de 3500 metros.

“Estamos a falar de uma prova única, um desafio. Neste percurso de 3500 metros, a partida está marcada para o Portinho da Arrábida e a chegada é a praia da Figueirinha. É ponto a ponto e o grande atrativo é que passa por várias praias da Arrábida, como o Creiro, Anicha, Praia dos Coelhos, Galapinhos, Galapos e Figueirinha”, explica ao Semmais Hugo Sousa, diretor da prova e diretor geral da HMS Sports, a entidade organizadora em parceira com a câmara de Setúbal.

O ponto de encontro para a prova é a Praia da Figueirinha, de onde saem os autocarros, providenciados pela organização, que levarão os atletas, entre as 08h00 e as 08h30 para o Portinho da Arrábida, de onde arrancará a competição pelas 10h00. Os nadadores têm um tempo limite para concluir a prova de 120 minutos, caso contrário serão retirados da prova e não serão considerados para a classificação.

A organização fornece aos atletas uma touca, chip, ambos de utilização obrigatória durante a competição e um brinde, no caso uma t-shirt técnica, alusiva ao evento. No final será entregue um kit de abastecimento sólido e líquido aos atletas participantes.

O Arrábida Swim Challenge premeia os três primeiros classificados absolutos por género e por escalão etário, bem como as três melhores equipas.

Património Natural atrai muitas pessoas para este género de provas

Na conversa com o nosso jornal, Hugo Sousa revelou, apesar do sucesso de provas semelhantes na Arrábida, que a organização não deixou de ficar um pouco “surpresa”, com o alcance deste desafio e o número de inscrições que receberam. “Não estamos a falar de uma prova fácil, apesar de não ser de um grau de dificuldade super elevado. Contudo, estamos já no final da temporada para este tipo de provas e foi com satisfação que registamos cerca de 300 inscrições. Quase no fim de época, é significativo e demonstrativo que estamos a fazer um bom trabalho. É este desafio que nos propomos, em montar sempre provas atrativas e que como um todo tenham impacto nos atletas e na promoção da própria região também”, aponta o organizador.

Para o responsável, um dos fatores que pode explicar o grande interesse pela prova é esta se conjugar com a paisagem magnífica do Parque Natural da Arrábida. “É um percurso lindíssimo. Se o tempo estiver limpo e tudo correr bem, os nadadores vão ter uma vista incrível para as praias e para toda aquela paisagem. É algo que seguramente também vai marcar a sua participação nesta prova”, sublinha Hugo Sousa.