II Triatlo da Trafaria acontece este domingo

Atletas vão ter de enfrentar três distintos percursos, um de natação, com 1500 metros, um de ciclismo, com 40km e por fim a corrida com 10km, numa competição que vale o título nacional da modalidade.

A vila da Trafaria, no concelho de Almada, acolhe este domingo a segunda edição do Triatlo da Trafaria, prova que é constituída pelo Campeonato Nacional Individual de Triatlo Standard e a 4ª etapa do Campeonato Absoluto de Lisboa e Alto Alentejo.

“Estamos a falar da prova, por definição, com o título mais importante a atribuir. Apesar de se repetir na Trafaria, vamos apresentar algumas novidades, nomeadamente no percurso de natação e no percurso de ciclismo. É uma prova diferente, apresenta algum desnível no ciclismo, o que torna a prova um pouco mais animada. E por estar às portas de Lisboa, acaba por ser uma prova com bastante afluência”, sublinha ao Semmais Sérgio Dias, presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

Sobre o percurso, a prova arranca pelas 8h10 na praia do Portinho da Costa, onde decorrerá a prova de natação, com 1500 metros e que tem chegada definida para a Praia da Trafaria.

Segue-se a parte do ciclismo que irá abranger a área entre a Trafaria e a Rotunda do Campo das Flores, num percurso de 40km.

A última etapa da prova, a de corrida, irá decorrer entre a Trafaria e São João, totalizando uma distância de 10km.

De acordo com a organização esperam-se cerca de duas centenas de atletas.

Além da federação, a câmara de Almada também demonstrou o seu entusiasmo e expectativa por esta prova se realizar pelo segundo ano consecutivo na Trafaria. “O Município tem seguido nos últimos anos uma estratégia clara de atração de eventos desportivos de excelência para o nosso concelho. O II Triatlo da Trafaria é mais um exemplo desta aposta, que se centra em dois objetivos principais: promover a atividade física dos nossos munícipes, e promover Almada como destino de excelência para grandes competições desportivas” sublinhou a autarquia em resposta enviada ao nosso jornal.

Para o município é ainda uma oportunidade para promover aquela região em específico do concelho, nomeadamente o comércio local. “A primeira edição do Triatlo da Trafaria contou com cerca de meio milhar de pessoas, entre atletas e espectadores, naquela que é a segunda Freguesia/União de Freguesias menos populosa do concelho. Assim, e além dos fatores desportivos, um evento como estes proporciona uma oportunidade de estímulo ao comércio local numa zona do concelho que tradicionalmente não vê este tipo de iniciativas no seu território. É, como tal, também uma oportunidade para a população da Trafaria e da União de Freguesias como um todo poder beneficiar, como espectador ao vivo, de desporto ao mais alto nível, sem ter que se deslocar a outros pontos do concelho”, destacou a autarquia.