Em discussão vão estar temas importantes como o estado atual das políticas, apoios e legislação dos cuidadores informais, num encontro que deverá contar com a presença do Presidente da República.
De acordo com o programa divulgado pela Associação Nacional de Cuidadores Informais, promotora do evento que terá lugar no sábado, no Auditório Municipal Charlot, durante a manhã estão previstas as conferências “Itinerários e Contradições de uma política familiar: o Estatuto do Cuidador Informal em Portugal” e “O Papel dos Municípios na Implementação do Estatuto do Cuidador Informal”, a que se segue, pelas 12h00, uma intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante a tarde, estão previstas as apresentações “Políticas Regionais: as alterações necessárias ao Estatuto do Cuidador Informal nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira”, “Projetos de Intervenção com Cuidadores Informais” e “Estado atual da Implantação do Estatuto do Cuidador Informal em território continental”.
A sessão de abertura V Encontro Nacional de Cuidadores Informais, está marcada para as 09:00 e a sessão de encerramento, presidida pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, está prevista para as 17:30.
A Associação Nacional de Cuidadores Informais, que promove e organiza o evento, tem por missão a defesa dos interesses dos Cuidadores Informais e da atividade democrática para a definição e aplicação de políticas públicas, nomeadamente o Estatuto de Cuidador Informal.