Nona edição do Kid’s Guernica inspira-se nos 50 anos de Abril

Iniciativa pretende promover e incentivar os valores da liberdade, da igualdade e da paz, junto da população mais jovem, através da elaboração de murais.

Crianças e jovens dos concelhos que fazem parte da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) voltam a ser desafiados para meter mãos à obra e utilizarem toda a criatividade na 9ª edição do projeto Kid’s Guernica.

O projeto, destinado às escolas públicas do 2º e 3º ciclos, tem como objetivo final a pintura de um mural, num local ainda a ser definido, com as dimensões do quadro “Guernica”, obra mítica do pintor espanhol Pablo Picasso, mais concretamente com 7,8m x 3,5m, que nesta edição tem como tema os 50 anos de Abril.

“Ao celebrarmos os 50 anos do 25 de Abril queremos dar a conhecer, particularmente aos mais jovens, o que foi e o que é esta data histórica e a Liberdade, a realidade entre a noite e o dia, a penumbra do fascismo e a sua comparação com as conquistas alcançadas com a Revolução”, explica ao Semmais Sofia Martins, secretária geral da AMRS.

Esses trabalhos sobre a Revolução dos Cravos, devem ser entregues pelas escolas até março de 2024, cabendo depois ao painel de jurados fazer a avaliação e seleção dos melhores.

Para este ano, o painel do júri conta com o artista plástico Jorge Pé-Curto como presidente, ficando por apresentar os restantes dois elementos, que Sofia Martins, por agora, não quis avançar, apontando, no entanto, que os jurados são convidados “pela pertinência do trabalho desenvolvido na área do tema de cada edição”.

A derradeira escolha será apresentada na festa de encerramento, com data ainda por definir, sabendo-se apenas que se deverá realizar entre maio e junho.

Mais de 20 mil crianças já participaram no projeto

Nascido no Japão em 1995, pela mão da Art Japan, uma organização japonesa que desenvolve programas de educação pela arte para assinalar os bombardeamentos das cidades de Nagasaki e Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial, inspirando-se na mítica obra “Guernica”, de Picasso, sobre a cidade basca que foi quase totalmente destruída durante a Guerra Civil de Espanha, pelas forças fascistas de Francisco Franco, o projeto chegou à nossa região em 2004.

“Em 2004, pela importância dos seus valores, como a Liberdade, a Igualdade e a Paz, a AMRS, e os seus municípios, abraçaram o projeto Kid’s Guernica, lançando o desafio aos alunos e professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário”, sublinha Sofia Martins.

A iniciativa já tratou temas diversos como direitos humanos, questões de género, liberdade, paz e a Arrábida, e já envolveu “23 781 crianças e jovens” do distrito, tendo sido apreciados “3642 trabalhos”. Em 2018, foi selecionada pela Comissão Nacional da UNESCO como um dos três melhores projetos do país candidatos ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.