Suspeito de matar jovem e idosa no Seixal presente a tribunal sexta-feira

O homem suspeito de ser o autor de dois homicídios, de um jovem e de uma idosa, com recurso a arma branca, no Seixal, vai ser presente a tribunal na sexta-feira, segundo a Policia Judiciária.

Em declarações à agência Lusa, o Diretor do Departamento de Investigação Criminal da Policia Judiciaria de Setúbal, João Bugia, explicou que o jovem de 24 anos vive na freguesia da Amora, no concelho do Seixal, e não tem antecedentes criminais.

A investigação apurou também que, entre o primeiro e o segundo homicídio, o jovem é suspeito de quatro roubos.

De acordo com uma nota da Polícia Judiciária, o primeiro homicídio ocorreu em 26 de dezembro, tendo a vítima, um jovem de 20 anos, sido agredida com uma arma branca na via pública.

O segundo homicídio ocorreu na terça-feira, quando o suspeito terá abordado uma idosa na via pública, com o objetivo de roubar a sua mala, tendo “no decurso do roubo desferido várias facadas que causaram a morte” da vítima.

Fontes da Proteção Civil e da PSP adiantaram na terça-feira à Lusa que uma idosa, de 76 anos, tinha morrido depois de ter sido esfaqueada numa rua da freguesia da Amora, no concelho do Seixal.

A operação da PJ foi realizada através do departamento de investigação criminal de Setúbal, em articulação com o comando da PSP de Setúbal e, em especial, da esquadra de investigação criminal do Seixal, permitindo a identificação, localização e detenção, fora de flagrante delito, do suspeito.

A PSP adiantou ainda que, na sequência das diligências já realizadas, foi apreendido material de prova relevante.

O detido vai ser presente a Tribunal Judicial do Seixal, na sexta-feira, para aplicação das medidas de coação.

De acordo com um comunicado da PSP, após a morte do jovem em dezembro, a divisão policial do Seixal reforçou de imediato o patrulhamento naquela área, “não só na vertente de visibilidade, mas também com efetivo afeto à investigação criminal”.

Ainda relativamente aos roubos ocorridos entre os dois crimes, a PSP refere que, pelas investigações realizadas, foi possível apurar que terão sido cometidos pelo suspeito dos homicídios, atendendo às suas características físicas, bem como ao ‘modus operandi’ adotado (ameaça com arma branca, escolha de vítimas do sexo feminino, atuação no período noturno).

Ainda segundo o Comando Distrital de Setúbal da PSP, a identificação do suspeito ocorreu na terça-feira, após cruzamento dos indícios existentes com a informação recolhida na sequência do homicídio da idosa na Amora.