Corsos e bailes garantem muita animação. Carros alegóricos, borrifados de críticas em várias áreas da sociedade, escolas de samba, palhaços e foliões vão dar um colorido especial às ruas de Sesimbra, Sines, Montijo, Alhos Vedros e Pinhal Novo.
Com um orçamento de 260 mil euros, o Carnaval em Sesimbra centra-se, sobretudo, no desfile das nove escolas e grupos de samba, nos dias 11 e 13, e no dos Palhaços, no dia 12, que envolvem mais de mil participantes para alegrar a avenida marginal. Como novidades, haverá mais lugares de bancada, que atingirá os 360, e dezasseis camarotes. A partir das 22h00 haverá animação com DJ´s, no Largo da Marinha e Praça da Califórnia. Segundo o município, o Carnaval sesimbrense continua a ser “um dos mais belos do país”, pelo que este ano aposta no “reforço da segurança” e na criação de “mais lugares de bancada pagos”.
Já em Sines, 180 mil euros fazem a festa. Além dos bailes, são dezassete os carros alegóricos que prometem animar a cidade nos corsos a realizar entre os dias 11 e 12. Os Reis deste ano são Joaquim Dias e Elsa Silva, que pertencem à escola de samba Beija Flôr. A comissão de Carnaval estima receber cerca de 2.500 pessoas. A APP Carnaval de Sines é a novidade criada este ano, onde podem ser obtidas todas as informações sobre a edição 2024. Rui Encarnação espera dias “radiantes” e “cheios” de visitantes para assistirem ao “melhor” Carnaval do país. Se o tempo ajudar, as expetativas apontam para “50 mil visitantes”. O Entrudo está agendado para dia 14, com um desfile pelas ruas da cidade que culmina no Largo Poeta Bocage.
O Carnaval do Montijo, organizado pela Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho, com o apoio da câmara e das juntas, tem agendados corsos e bailes. São esperadas mais de 70 mil pessoas na Avenida dos Pescadores e na Praça da República, locais por onde vão passar mais de dois mil foliões e mascarados oriundos dos vários clubes e associações do concelho. Para o município, o evento assume “feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia”. Já Fernando Belo, da organização, vinca que o desfile noturno promete ser “mais belo” que a estreia no ano passado.
Em Alhos Vedros são esperadas cerca de 20 mil pessoas para assistirem aos corsos na Avenida Teófilo Braga. Os três carros alegóricos têm como fonte de inspiração os signos do zodíaco. A Rainha Cindy Almeida e as Damas de Honor Andreia Gaspar e Inês Gaspar desfilam e representam as constelações. Os festejos envolvem cerca de 220 figurantes.
No Pinhal Novo, o Grupo Carnavalesco Amigos de Baco leva para a rua o corso no dia 13. Cerca de meia dúzia de carros alegóricos e muitos foliões irão desfilar na Avenida da Liberdade. O município realça que o evento tem “impacto” na freguesia e atrai à vila “muitos visitantes”, sendo já “uma referência” na região