A mobilidade esteve no centro das atenções do secretário-geral do PCP hoje numa arruada em Setúbal, onde exigiu a redução do valor do passe intermodal de 40 para 20 euros, com vista a tornar os transportes gratuitos no futuro.
“É preciso que dos 40 passem para os 20 euros o custo do passe, num caminho progressivo para a gratuitidade dos transportes”, afirmou Paulo Raimundo, diante de cerca de meia centena de pessoas no final da iniciativa comunista pela cidade sadina, sublinhando: “Esta é uma grande reivindicação”.
Lembrando as propostas já apresentadas anteriormente sobre esta matéria, o líder comunista apelou à população da cidade onde cresceu para o voto na CDU (Coligação Democrática Unitária, que junta PCP e PEV), ao reivindicar a redução do valor do passe para os 40 euros nos tempos da geringonça (2015-2019) como exemplo de uma conquista do partido.
“Também propusemos que a travessia deste magnífico rio azul fosse integrada no passe intermodal… o PS chumbou, como tinha chumbado as propostas lá atrás de redução para os 40 euros. Mas nós temos uma experiência adquirida: com a luta do nosso povo, dos utentes e a força que o povo nos der, o mesmo PS que rejeitou vai ser obrigado a vir aos 20 euros para o valor do passe e a incorporação da travessia do Sado no passe intermodal”, garantiu.