Festas Populares Do Pinhal Novo arrancam hoje com atividades para todos os gostos

Durante seis dias a vila de Pinhal Novo irá estar em festa. A programação é diversificada e eclética. Há concertos com artistas nacionais. Na gastronomia, a rainha é a Sopa Caramela. Foi ainda criado o copo reciclável para ajudar as festas.

Sara Correia, HMB, Dino D´Santiago, Tiago Bettencourt, Herman José e Quim Barreiros são os cabeça de cartaz da 25.ª edição das Festas Populares do Pinhal Novo que arrancam hoje à noite naquela vila do concelho de Palmela. O orçamento da festa, que termina no dia 10, ronda os 300 mil euros.

Além dos concertos, as festas contam, também, com dança, desporto, oficinas, missas, largadas de touros, animação itinerante, gastronomia, feira franca e divertimentos. No global, a população poderá assistir a 56 espetáculos musicais espalhados por três palcos. E na zona da gastronomia não faltará a famosa Sopa Caramela, que faz parte das “raízes das gentes” pinhalnovenses.

Igor Azougado, presidente da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo, adiantou ao Semmais que a nova direção decidiu, este ano, dar uma nova imagem às festas, com a colocação de vários pórticos de entrada no recinto. “Queremos dar uma imagem inovadora ao evento, como se de um festival se tratasse, mas mantendo o tradicional. Para o nosso mandato de dois anos foi criada, uma imagem e uma identidade inovadora” para chamar mais público. “A programação é excelente e diversificada, investimos na segurança, iluminação e higiene, e esperemos que as pessoas venham divertir-se com as suas famílias”, acrescenta.

Já Álvaro Amaro referiu que as expetativas para esta edição são “altas”. A seu ver, as festas de Pinhal Novo são uma “excelente sala de visitas, que recebem muito bem e conseguem trazer à rua não só os pinhalnovenses, mas também muitos forasteiros. A oferta de espetáculos é muito qualificada e eclética, com espetáculos para todos os gostos, e a programação é de alto nível, sobretudo no Páteo Caramelo, com iniciativas para a juventude”. 56 mil euros é o apoio financeiro do município para as festas.

Como novidade, é de destacar dois copos recicláveis, de tamanhos diferentes, com custos de 1,50 e de 2,50 euros. “Preocupamo-nos com o ambiente e, além disso, os copos são uma das várias fontes de receita para a nossa associação pagar as festas”, que no ano passado deram prejuízo de 19 mil euros.

Quem quiser andar com as festas ao peito, poderá adquirir a T-Shirt, com o logotipo das festas, pelo valor de 2,50 euros. Por outro lado, quem pretender ser sócio da associação, atualmente com 700 sócios, pode optar pelo saco, que traz lá dentro uma T-Shirt e um copo reciclável, pelo valor de 12 euros. “Quem for sócio tem muitas vantagens e descontos e no comércio local”, sublinhou Igor Azougado.