Amorenses levaram os três pontos de Serpa após um triunfo por 2-4. Barreirense, Fabril (ambos em casa) perderam pela margem mínima. UF Comércio e Indústria foi goleado em Moncarapacho.
O Amora FC foi a única das quatro equipas do distrito em competição no Campeonato de Portugal a ter motivos para sorrir na jornada inaugural do quarto escalão do futebol português. A equipa orientada por Miguel Valença deslocou-se a Serpa e conseguiu, na segunda parte, arrancar os três pontos.
Apresentando um onze com Diego (guarda-redes), Fábio Pala, Tiago Correia, João Varudo, Tiago Duque, Mauro Antunes, Filipe Marques, Flavinho, Ednilson Furtado, Hugo Firmino e João Oliveira, os amorenses arrancaram bem a partida e aos 15 minutos de jogo já estavam a vencer por 0-2, com tentos de João Oliveira (11′) e Hugo Firmino (15′).
O emblema da casa não baixou os braços e reagiu, tendo conseguido mesmo empatar a partida ainda na primeira parte. Yuri Sohni, avançado angolano, não podia ter pedido melhor estreia pela equipa alentejana e apontou dois golos, um aos 25 e outro aos 40 minutos, igualando o resultado.
A querer entrar bem no CP após a descida da Liga 3 no ano passado, o Amora foi atrás do resultado e o intervalo fez bem à equipa de Miguel Valença, já que logo nos primeiros minutos da segunda etapa João Oliveira devolveu a vantagem aos amorenses. Pedro Costa, que saltou do banco aos 86 minutos, já na compensação fechou o resultado.
No que toca às outras equipas do distrito em competição, nomeadamente o Barreirense, o Fabril e o UF Comércio e Indústria acabaram por ser todas derrotadas nesta ronda inaugural.
O Barreirense, que se apresentou em casa com Diogo Almeida (guarda-redes), Afonso Correia, João Sousa, Salvador Oliveira, Tiago Castelinho, Nélson Fernandes, Armando Barreiros, Nuno Pereira, Gonçalo Baatista, Nélson Landim e Bruno Goulart, sobre orientação de Rui Santos, foi surpreendido pelo recém-promovido Moura nos últimos instantes da partida. O avançado brasileiro Erick Gabriel deu o triunfo ao emblema de Beja já para lá dos 90.
O vizinho Fabril também foi derrotado em casa pela margem mínima, no caso às mãos do Sintrense. O emblema orientado por Marcos Fortuna apresentou-se no Estádio Alfredo da Silva com Filipe Semedo (guarda-redes), Iero Seidi, Rúben Melo, Carimo Conté, Rúben Ribeiro, Mamade Fernandes, Jaca, João Fonseca, Mica Évora, Ivan Reis e Diogo Ramos. O único golo da partida foi apontado por Pipas já perto do intervalo.
O UF Comércio Indústria regressou aos nacionais mais de duas décadas depois e estreou-se no Campeonato de Portugal no Algarve, frente ao Moncarapachense, emblema que lutou para subir à Liga 3 no ano passado. Os alvinegros setubalenses, treinados por Luís Manuel, iniciaram a partida com Landirson (guarda-redes), Gonçalo Bernardo, Ety Lopes, Miguel Baptista, Guilherme Rocha, Francisco Ascenso, Flávio Patermeu, Tiago Feiteira, Dino Semedo, Aldemar Garcia e Martim Casimiro.
Alvarinho inaugurou o marcador para os algarvios de grande penalidade, ao minuto 4, mas o Comércio respondeu e Martim Casimiro empatou quando o relógio marcava 26 minutos de jogo.
A estreia no CP parece, no entanto, ter pesado ao emblema setubalense já que viu a goleada chegar na segunda etapa. Entre os minutos 51 e 67, a equipa da casa marcou por três vezes, chegando ao 4-1 através de Alvarinho e Dedé, este último bisou entre os 61 e os 67 minutos. A reação alvinegra ficou ainda mais complicada já que Tiago Feiteira foi expulso, por acumulação de amarelos, ao minuto 69.
Ainda assim, o Comércio esboçou uma ligeira reação com Jamil Pires, que entrou na partida aos 62 minutos, a reduzir para 4-2 à passagem do minuto 82.
Reduzido a dez unidades e com o resultado já dilatado, o emblema de Setúbal viu Ansu Fati fechar o marcador para os da casa em 5-2 já depois dos 90.
Na próxima jornada destaque para o confronto entre UF Comércio e Indústira e Barreirense, que já não se defrontam numa divisão nacional desde 1981, tendo os últimos encontros entre estes emblemas de Setúbal e do Barreiro terem sido disputados em contexto de competições da AF Setúbal.