*PRAIA DA SAÚDE, uma praia Incompleta…*

Tem praia no nome , tem aspecto de praia … logo é uma praia, falo da nossa querida Praia da Saúde que tantas dúvidas tem levantado nos setubalenses quanto à sua denominação. De facto, tecnicamente é uma praia uma vez que possui areia ao longo da margem de um corpo de água, neste caso o Rio Sado.

No entanto para nós setubalenses, praia é um local onde podemos estender uma toalha na areia e ir a banhos, temos excelentes locais como a Arrábida ou Tróia mas por esta ou aquela razão temos vindo a perder capacidade em lá chegar. A Praia da Saúde surge como uma boa alternativa para os setubalenses pela comodidade e acessibilidade que apresenta além de ser um local bastante aprazível e dotado de infra-estruturas de lazer como o tão conhecido Rockalot.

Mas é preciso mais.

Aquele espaço tem vindo a afirmar-se como local de eleição para passeios em família todo o ano e para banhos de sol no Verão, é verdade, mas sendo assim, que razão leva os setubalenses a duvidarem da sua denominação? O problema é que nem todas as praias são zonas balneares, a ocupação anterior dedicada a estaleiros navais, torna a praia da saúde interdita a banhos devido aos detritos fundeados nas areias e que tornam a zona muito perigosa para banhos.

A elevada procura deste local, especialmente no Verão pelos setubalenses, obriga, na minha perspectiva, a um olhar atento por parte das entidades gestoras, seja a Câmara Municipal ou a APSS, no sentido de solucionarem o problema, nada de maquilhagens e sim resolverem definitivamente com um plano sério e de qualidade, e tal passaria por soluções que permitam ter águas acessíveis para banhos e dotar a praia com mais equipamentos, pois, o Rockalot apesar de agradável não chega para tanta procura e nós setubalenses queremos mais espaços com vista rio, um ou dois é manifestamente pouco para a marginal que temos.

Sinceramente, não se compreende como não foi ainda concretizada a construção de um passadiço que ligue o PUA a Albarquel, sendo que desde o PUA à Doca das Fontainhas pouco se aproveita em termos de espaços dedicados ao lazer, Setúbal merece mais e melhor.

Rúben Rodrigues – Arquiteto e setubalense que ama a sua terra.