Solar dos Zagallos volta a receber projetos expositivos no próximo ano

Câmara promove novamente a iniciativa destinada a “artistas de menor visibilidade”, com o objetivo de “potenciar novos projetos e novos talentos”. Período de candidaturas decorre entre 18 de setembro e 23 de outubro.

A câmara de Almada vai voltar a lançar uma chamada aberta (open call) para apresentar projetos expositivos, ao longo do próximo ano, no Solar dos Zagallos, equipamento situado na Sobreda.

“O principal objetivo é permitir a revelação de artistas que tenham menor visibilidade. Com esta iniciativa a CMA pretende dar oportunidade e potenciar novos projetos e novos talentos”, sublinha a nota da autarquia enviada à nossa redação.

As candidaturas, que decorrem entre 18 de setembro e 23 de outubro, segundo a mesma fonte, destinam-se a artistas (individuais ou coletivos), com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, que “já tenham exposto os seus trabalhos em, pelo menos, três ocasiões”. “Os participantes devem enviar a proposta de projeto expositivo para o e-mail solar@cm-almada.pt, acompanhada do curriculum vitae, de um portfólio, com pelo menos 10 imagens, bem como de informação sobre algum impedimento em relação a datas em 2025”, revela o município.

Fazem parte do júri desta iniciativa Filipa Oliveira, curadora de Arte Contemporânea da CMA, Joana Esteves, coordenadora do Solar dos Zagallos, e Ana Cristina Pais, diretora do Departamento de Cultura da CMA, sendo os resultados divulgados entre 6 e 31 de dezembro.