Arrancou ontem a 25.ª edição do Festival Internacional SeixalJazz, uma iniciativa que volta a levar a apresentar grandes nomes nacionais e internacionais, com espetáculos planeados até ao próximo sábado.
“Procuramos uma programação eclética que proporcione ao público o contacto com projetos que traduzam a diversidade e a riqueza do jazz contemporâneo e, por outro lado, que inclua espetáculos que contribuam simultaneamente para a fidelização do público do festival, mas também para a criação de novos públicos. Sendo um festival inteiramente concebido e produzido pela autarquia, procura abranger o maior número de pessoas, proporcionando-lhes experiências culturais e artísticas de qualidade e contribuir para a formação de públicos nesta CULTURA área específica”, diz ao Semmais, Paulo Silva, presidente da câmara do Seixal, entidade que organiza o evento.
Pelos palcos do Auditório Municipal do Fórum Cultural e da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense vão passar nomes como o pianista Vijay Iyer, o guitarrista Kurt Rosenwinkel, os contrabaixistas Linda May, Han Oh e Ben Street e o baterista Jeff Balard.
O SeixalJazz abre ainda espaço para projetos nacionais, como o Foca, que atua esta sexta-feira e reúne artistas como André Fernandes (guitarra), Mário Laginha (piano), José Pedro Coelho (saxofone), João Hasselberg (eletrónica e contrabaixo) e João Pereira (bateria).
Sendo já um dos festivais de jazz com maior longevidade no país, o balanço que a organização faz do trabalho desenvolvido nas últimas duas décadas é “extremamente positivo”. “Hoje é uma das iniciativas de referência do nosso município. Sempre que se fala no Seixal, é obrigatória a referência ao festival, motivo mais do que suficiente para confirmar que a aposta neste estilo musical foi mais do que certeira, numa altura em que poucos municípios promoviam projetos do género”, destaca Paulo Silva.
O autarca sublinha, ainda, o impacto que da iniciativa na consolidação deste género musical no concelho: “Merece também grande destaque o trabalho desenvolvido no âmbito do SeixalJazz Vai à Escola, um projeto que contempla um conjunto de ações que pretendem divulgar a música jazz através de atividades adaptadas a cada grau de ensino e que, atualmente, abrange alunos de todos os ciclos do básico e do secundário do concelho. Esta é uma grande aposta da autarquia na formação de públicos, que tem sido reforçada ao longo dos anos”.