O anúncio foi feito hoje pela líder parlamentar comunista, Paula Santos, durante uma conferência de imprensa em Setúbal, círculo pelo qual foi eleita.
O PCP vai propor um reforço de 17 milhões de euros da dotação destinada à modernização do arsenal do Alfeite, em Almada, através de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).
O anúncio foi feito pela líder parlamentar comunista, Paula Santos, durante uma conferência de imprensa em Setúbal, círculo pelo qual foi eleita.
“Consideramos que é fundamental assegurar a modernização e a capacitação do estaleiro, por isso aquilo que propomos é o reforço de 17 milhões de euros exatamente com esse objetivo da concretização de investimentos que já estão há muito identificados, como é o caso do alargamento da doca e também do Ponto de cais, que são indispensáveis para a manutenção das fragatas da Armada Portuguesa”, disse.
A modernização do Laboratório Nacional de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, localizado no Monte da Caparica, no concelho de Almada, com um reforço de verbas de cinco milhões de euros, foi outra proposta de alteração ao orçamento anunciada por Paula Santos.
A presidente do Grupo Parlamentar do PCP destacou ainda as propostas para construção de um porto de pesca na Trafaria, em Almada, de uma nova Escola Secundária para dar resposta às necessidades de cerca de mil jovens das localidades de Azeitão (concelho de Setúbal) e da Quinta do Conde (Sesimbra), que têm de se deslocar para estabelecimentos de ensino de concelhos vizinhos.
Na área da saúde Paula Santos disse que o PCP avançou com uma proposta para o “lançamento do procedimento concursal para a construção do Hospital do Seixal”, reivindicado pelas populações há mais de 20 anos, de acordo com o programa funcional que está previsto no acordo estratégico de colaboração entre o Ministério da Saúde e a câmara do Seixal.
A requalificação de diversas esquadras da PSP e de postos da GNR da península de Setúbal, designadamente dos postos da GNR de Paio Pires e de Fernão Ferro (Seixal), bem como das esquadras da PSP da Cruz de Pau e do Seixal, a par da construção de uma nova Divisão da PSP do Seixal e de novas instalações para a PSP do Montijo e GNR do Afonsoeiro, também no concelho do Montijo, são outras propostas de alteração do OE2025 do PCP, que visam garantir melhores condições de trabalho às forças de segurança.
Entre muitas outras medidas que gostaria de ver incluídas no OE2025, Paula Santos disse que o PCP também vai propor a construção de um conjunto de acessibilidades complementares para fazer a ligação à terceira travessia do Tejo, entre Barreiro e Lisboa, bem como a construção da ponte entre o Barreiro e o Seixal, que permite uma ligação ao longo dos concelhos do Arco Ribeirinho Sul do Tejo.